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Nova realidade social pode trazer resultados positivos no ramo Auto

Fonte: CQCS

Quem é o consumidor de hoje¿ Com essa pergunta inicial, o diretor do Porto Seguro Auto, Marcelo Sebastião, deu início à sua apresentação na segunda parte do “Módulo Automóvel: Tendências e Expectativas”, realizado durante o XIV Conec. A palestra aconteceu no dia 8 de outubro, no Auditório Armando Rebucci do Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.

De acordo com o executivo, seguradoras e corretores precisam acompanhar as mudanças na sociedade para atender a demanda já elevada e continuar alavancando resultados positivos no ramo Auto.

Entre diversos temas abordados, ele chamou a atenção para o aumento da jornada de trabalho e do consumismo, além da maior longevidade e da ascensão das mulheres no mercado de trabalho, com nível crescente do empreendedorismo, que resultam num cenário que exige a reinvenção dos processos e da abordagem do consumidor.

Para provocar ainda mais a platéia, Sebastião exibiu um vídeo em que as pessoas não têm tempo de se encontrar e fazem tudo de forma virtual. A sugestão óbvia é que, no futuro que já começou, a tecnologia estará presente em todas as tarefas do dia a dia, seja em casa, no carro, na rua, na hora do trabalho e do lazer. “O curioso é que 80% dos internautas de hoje pertencem às classes C, D e E”, exemplificou.

Então, as tradicionais estratégias de vendas devem ser acopladas com investimentos em canais online e mídias sociais. É por isso que a Porto Seguro mantém um programa de apoio ao desenvolvimento de sites de corretoras. “Hoje, são mais de 23 milhões de pessoas que compram pela internet”, reforçou Sebastião, indicando que o mercado de seguros não pode ficar alheio a esse processo irreversível.

Nesse sentido, ele ainda ressaltou que o Brasil vai atingir em 2010 a marca de 195 milhões de celulares em operação e “100% deles enviam e recebem mensagens via SMS”. “Esse é um canal ainda pouco explorado pelos corretores, apesar do seu baixo custo”, apontou.

Mas a lição de casa também não pode desprezar os canais offline. Ainda é importante investir em publicidade e folheteria, no atendimento pessoal e telefônico, com uma equipe atualizada e bem treinada, identificando as necessidades do consumidor para oferecer produtos alinhados com a nova realidade e o novo perfil dos clientes.

Indagado pelo debatedor Eduardo Minc, representante do Sincor-SP, a respeito de segurança digital, o executivo assegurou que a proteção dos dados dos parceiros de negócios é ponto vital nas operações da Porto Seguro via web. 

“Além de disponibilizar cotações online para quase todos nossos produtos, temos programas próprios que podem ser usados pelas corretoras para compartilhar informações via redes sociais e SMS”, concluiu.

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