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Seguradoras embarcam no avanço do turismo

Fonte: Valor Econômico

O crescimento do turismo está repercutindo no mercado de seguro viagem. As seguradoras que operam com o produto registraram vendas totais de R$ 24 milhões em prêmios, entre janeiro e agosto deste ano comparado com o mesmo período de 2009, um crescimento de mais de 150%, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Atraídas pela expansão das vendas, duas grandes seguradoras estão anunciando a entrada neste mercado, a SulAmérica e a Porto Seguro.

A Itaú Seguros lançou seu seguro viagem em junho, pela primeira vez juntando as coberturas que eram oferecidas pelo Unibanco com os de seus cartões de crédito, em três planos com coberturas de US$ 15 mil a US$ 50 mil.

A SulAmérica aproveitou a Feira das Américas realizada pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), que começou ontem no Rio, para lançar seu primeiro seguro viagem. São seis modalidades, duas para viagens nacionais, quatro para internacionais, com coberturas básicas de morte, invalidez permanente, extravio de bagagem e cancelamento de viagem, e amplo programa de assistência 24 horas.

A expectativa é vender pelo menos 100 mil apólices e faturar R$ 10 milhões com o segmento nos próximos dois anos, informou Carolina De Molla, diretora técnica, de Pessoas e Previdência.

Mais do que a forte expansão registrada nos últimos dois anos, as perspectivas de crescimento do mercado é que tem conduzido algumas seguradoras para esse nicho.

Claudia Queiroz, Gerente Comercial da Chubb Seguros - que já está há cinco anos no segmento de viagem - diz que a empresa estima dobrar sua base de clientes de mais de 1,2 milhão de clientes registrados até o fim de 2011. O mercado aquecido e o crescimento da classe C, impulsionam o mercado de turismo, diz a executiva.

Carolina de Molle, da SulAmérica, conta que a empresa se baseou em duas pesquisas para decidir entrar no segmento. Uma delas, realizada pelo Ministério do Turismo, mostrou que os brasileiros estão viajando de uma a duas vezes por ano, seja nas férias ou feriados nacionais, e geralmente com a família.

De acordo com a pesquisa do governo, quem viajou nos últimos dois anos pertence principalmente às classes B e C, enquanto os que responderam pretender viajar nos próximos dois anos, pertencem às classes B e D.

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