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Solutions amplia base de clientes corporativos

Fonte: Diário do Comércio - MG

Empresa prevê um crescimento de 50% no faturamento de 2010.

A expansão da carteira de contratos em 2010 tem sido a mola propulsora para impulsionar os negócios da mineira Solutions Gestão de Seguros Ltda, sediada no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Devido ao crescimento da base de clientes corporativos verificado nos últimos meses, a empresa encerrou o primeiro semestre com uma alta de 40% na receita frente a idêntico intervalo de 2009. Para o acumulado do ano, um novo salto já está previsto e, para tanto, a perspectiva é ampliar o faturamento em, pelo menos, 50% na mesma base de comparação.

Em 2009, segundo a empresa, a companhia atingiu 15% de crescimento sobre 2008. "O ano passado já foi muito bom, devido ao cenário de oportunidades gerado pela própria crise no mercado. Por isso, crescer 50% sobre 2009 é um grande pulo", afirmou o presidente da Solutions e especialista em seguros, Sérgio Frade. Segundo ele, a demanda oriunda de novos clientes, principalmente advindos do setor da construção civil e de transporte de cargas, está aquecendo os negócios em 2010. "Novos clientes chegaram e se somaram aos de grande porte que já tínhamos", explicou.

Além desses setores, a empresa diversificou ainda mais sua carteira para outros nichos, como na área de saúde, logística e crédito, por exemplo. "Essa pulverização na atuação com diversos segmentos do mercado tornou-se nosso grande diferencial. Isso porque, justamente em anos de instabilidade, como a do ano passado, é que o setor de seguros torna-se mais rentável, visto que a preocupação da clientela empresarial em se proteger de possíveis riscos patrimoniais, financeiros e de carga aumenta ainda mais", justificou.

Modelo
O modelo de gestão adotado pela Solutions baseia-se em quatro pontos básicos. O primeiro é o conhecimento do ambiente de negócios, tipo de informação que Frade domina já que, antes de abrir sua própria seguradora, atuou como cliente corporativo - durante 13 anos - representando a Açominas por mais de dez anos do "outro lado do balcão", em multinacionais e companhias nacionais como Itaú Seguros e Unibanco Seguros.

Com experiência, relatou o executivo, fica mais simples ter acesso às "portas de entrada" para ganhar a preferência de novos clientes e, por conseqüência, entregar resultados em posição de total independência, tendo como foco as necessidades do cliente. "Nosso objetivo é encontrar a melhor solução", enfatizou.

A Solutions também atua no segmento de resseguro, em parceria com a Miller do Brasil - Corretora de Resseguros, para empresas que têm ativos fora do país. Conforme ele, o ramo, que foi monopólio do IRB Brasil e tem sido gradativamente assimilado pelas seguradoras, também está "na mira" das multinacionais.

Com nove anos de mercado, a empresa tem uma carteira que inclui ArcelorMittal Inox (ex-Acesita), ArcelorMittal Brasil, Aethra, Auto Japan, Belgo Bekaert, Companhia de Fiação Cedro Cachoeira, Criativa Persianas, Fundação Dom Cabral, HH Picchioni, Precon, Samarco, Masb, Magnesita, Novelis, Paranasa, Stola do Brasil e V&M do Brasil. A Solutions é, hoje, a quarta maior do mercado na capital mineira, segundo garantiu Sérgio Frade.

Para ele, o otimismo da Solutions em relação às operações no Brasil é resultado da própria realidade de expansão do mercado. "Se as empresas vendem mais, naturalmente transportam, investem, contratam e produzem mais, o que, por sua vez, faz aumentar a necessidade de proteçãoõ, justificou Frade.

Em 2011, quando a empresa completará dez anos de mercado, Frade revelou que a empresa fará uma política agressiva de expansão geográfica para fora do Estado. "Embora nosso foco ainda seja Minas Gerais, estamos traçando metas para entrar em outros estados, a começar por São Paulo", adiantou o dirigente, sem revelar detalhes.

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