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Avanço do turismo atrai novas seguradoras para o segmento

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Com crescimento acelerado desde o começo do ano, o seguro turístico, cujas vendas subiram nada menos que 150,4% até o final de agosto, movimentando receita de R$ 24 milhões, tem atraído o interesse de novas seguradoras, na tentativa de conquistarem um pedaço do segmento. Porto Seguro e SulAmérica são exemplos das que chegam para juntar-se aos seis players mais tradicionais do ramo, que já teve a Itaú Unibanco como líder em 2009, posição que até agosto último fora ocupada pela Chartis Brasil, ex-AIG.

O produto da Porto Seguro possui seis planos e abrange viagens nacionais e internacionais, garantindo desde assistência médica, odontológica e farmacêutica, até orientação em perda de documentos, localização de bagagens, entre outras coberturas. O seguro, inclusive, atende às normas estabelecidas por países da Comunidade Europeia, por meio do Tratado de Schengen, quanto à necessidade de garantias para viagens a seus territórios. A seguradora criou ainda um processo de contratação do seguro via internet.

"Quando o viajante contrata o seguro ele faz uma escolha qualificada, selecionando as coberturas de acordo com sua necessidade e contando com o apoio do corretor. Se ele tiver um problema ou sinistro, tanto a lazer quanto a negócios, pode contar com o atendimento do corretor e nosso também para solucionar a situação", diz o diretor de Vida e Previdência da Porto Seguro, Fabio Morita.

PÚBLICO-ALVO. 
O produto da SulAmérica também tem abrangência nacional e internacional e foi montado com base em pesquisa própria e outra do Ministério do Turismo. A partir dos dados colhidos, a seguradora desenvolveu coberturas de morte e invalidez permanente, ambas decorrentes de acidentes, e garantias adicionais de extravio de bagagem e interrupção e extensão de viagem, além de planos de assistência 24 horas, entre as quais médica, farmacêutica e odontológica. Com o produto, a seguradora quer atingir as classes B, C e D e vender pelo menos 100 mil apólices em até dois anos, com receita esperada de R$ 10 milhões.

"O turismo nunca esteve em tanta evidência. Nota-se uma demanda crescente, impulsionada pelo maior acesso das classes C e D, pela facilidade de acesso ao crédito e pelas taxas de câmbio favoráveis", comenta o vice-presidente de Pessoas e Previdência da SulAmérica, Renato Russo.

A pesquisa, realizada pela empresa junto a mais de 400 viajantes, aponta que 90,4% do público apresentam a intenção positiva para a compra de um seguro para a viagem. Além disso, a maior preocupação do turista é a ocorrência de acidentes, com 18,9% das citações, seguida de doenças ou despesas médicas, com 17,25%, e perda ou roubo de documentos, com 14,25%.

O plano de Assistência 24 horas da empresa é dividido em seis modalidades, duas para viagens no Brasil e outras quatro para o exterior. "Desenvolvemos planos de assistência completos, que possuem os mesmos serviços. O que varia é o valor do serviço e a moeda adotada na região", explica Renato Russo.

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