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Bradesco pretende crescer 15% em previdência

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Solidez, experiência de mercado e credibilidade. É com este tripé que a Bradesco Vida e Previdência pretende manter-se líder em arrecadação e referência em seu segmento de atuação. Com mais de 21 milhões de clientes, e apoiada em 35% das reservas de mercado (R$ 70 bilhões), a empresa observa sua área de previdência privada em franca expansão. O bradesco Vida e Previdência projeta crescimento de 15% este ano, impulsionada pelo aumento da demanda e pelo avanço da renda do brasileiro

"O sistema de previdência privada já caiu na agenda do brasileiro. Ele já tem consciência que uma renda complementar é importante", garante o diretor executivo da companhia, Eugênio Velasques, para quem os maiores desafios da companhia foram superados no passado, quando a Bradesco Vida e Previdência foi fundada, em 1981.

Naquela época, segundo o executivo, as dificuldades eram a criação de um nome forte no mercado e a credibilidade junto à população, para confiar a gestão de parte de sua renda a uma empresa. Com o lançamento do Plano Real, em fevereiro de 1994, pelo então presidente Itamar Franco, a economia brasileira começou a estabilizar-se, e o mercado de previdência privada, a crescer. A Bradesco Vida e Previdência aproveitou o cenário econômico para expandir-se. Segundo Velasco, o advento do Real, que controlou a inflação, mudou a consciência da população e de empresas em relação à previdência privada.

De acordo com ranking da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), a Bradesco Vida e Previdência encerrou setembro liderando a lista de arrecadação, com 26,7% das captações do mercado.

Velasques argumenta que o mercado previdenciário está cada vez mais competitivo, uma vez que as empresas passam a oferecer produtos semelhantes. Ele diz que o diferencial da Bradesco Vida e Previdência, daqui por diante, será a experiência.

"Nós temos uma empresa especializada, com um canal de corretores especializados em vender previdência. Faz parte do nosso DNA vender previdência. Quem começou há 30 anos vê as formas de manter os clientes.

Nossa vantagem é o nosso expertise em previdência", diz.

Nos nove primeiros meses do ano, a Previdência Social obteve déficit de R$ 40,1 bilhões, resultado de R$ 147,3 bilhões arrecadados, e R$ 187,4 bilhões gastos em benefícios.

O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, estima que a instituição encerre 2010 com saldo negativo de R$ 44,5 bilhões.

Velasques afirma que os resultados da Previdência levam contribuintes, sobretudo de classe média, a buscar o segmento privado.

Contudo, mesmo se o sistema obtivesse superávits, o contribuinte continuaria insatisfeito e buscaria empresas privadas, visando à complementação de seu benefício.

"O contribuinte não terá a manutenção de sua atual condição social. Se a Previdência não tivesse déficit, mesmo assim a renda de R$ 3 mil não seria o sonho da classe média brasileira", diz, referindo-se ao teto pago pela Previdência, de R$ 3.467,40.

Questionado se o governo federal fizesse uma reforma no sistema previdenciário brasileiro, aumentando os benefícios para os contribuintes, Velasques responde que as mudanças não acarretariam em perdas para o mercado privado, já que os sistemas são "apartados". Mesmo um colapso na Previdência não afetaria as empresas particulares.

A maioria dos clientes da Bradesco Vida e Previdência, conta Velasques, opta por um plano da empresa aos 30 anos. Apesar disso, ele salienta que pessoas mais novas, em menor incidência, também procuram a companhia.

Há casos em que pais, preocupados com o futuro dos filhos, fazem planos logo em seguida ao nascimento da criança.

Em situações como essas, além da aposentadoria do filho e da futura mensalidade do ensino superior, a preocupação dos pais é transmitir às crianças a cultura e a importância de poupar recursos. De acordo com Velasques, quando chega o momento da aposentadoria, a maioria dos contribuintes escolhe a contratação da renda mensal, em vez de resgatar o patrimônio acumulado. Esta tendência é uma diretriz da empresa, que é passada por seus corretores no ato da venda.

"O cliente que opta por receber a renda mensal confiou em nossa proposta. Ele entende que, do momento de contribuição ao de aposentadoria, gerimos da forma mais eficaz os seus recursos. Por isso, ele escolhe continuar por mais tempo conosco", afirma.

Além de planos tradicionais, a Bradesco Vida e Previdência oferece às empresas o Bradesco MultiPensions, um fundo de pensão multipatrocinado. Segundo a seguradora, o plano proporciona às companhias economia de 50% a 80%, em relação a fundos de pensão administrados pelas próprias empresas.

A redução nos custos, de acordo com a Bradesco Vida e Previdência, se deve à divisão, entre as companhias, de despesas fixas, como atuariais, advocatícias, e contábeis.

Em razão da queda nos dispêndios, o setor cresce 20% ao ano, informa a seguradora.

Na carteira do Bradesco MultiPensions, prevalecem as empresas com mais de 500 funcionários.

"Temos uma diversificação forte em nossa carteira. Há empresas de telecomunicações, grandes indústrias, empresas de mídia e de energia elétrica. Nas médias empresas, começa a surgir demanda de companhias ligadas a serviço, como agências de publicidade , empresas de consultoria, e empresas de Tecnologia da Informação", declara Velasques.

Neste ano, o plano multipatrocinado superou a marca de R$ 1 bilhão de ativos administrados, com 24 empresas patrocinadoras de grande e médio portes. O objetivo da companhia é encerrar 2010, elevando os ativos administrados em mais R$ 500 milhões, e captar mais oito clientes.

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