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Campanha sobre seguro obrigatório não amplia pedidos de indenização

Fonte: Brasil Econômico
por Thais Fõlego

O DPVAT, seguro obrigatório para danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres, está lançando a sua segunda campanha publicitária, após avaliar e colher alguns frutos da primeira, divulgada entre novembro de 2009 e março deste ano. A campanha aumentou bastante a procura por informações sobre o seguro, mas não o volume de pedidos de indenizações, segundo Ricardo Xavier, diretor-presidente da seguradora Líder, que administra o DPVAT.

"A ideia da campanha é esclarecer a facilidade do acesso à indenização do seguro, que não precisa de nenhum intermediário", explica Xavier. Segundo ele, pesquisa feita pela seguradora mostra que a percepção da sociedade em relação ao seguro aumentou com a campanha.

De janeiro a setembro foi pago R$ 1,5 bilhão em indenizações, a181.158 beneficiários. Xavier observa que a Lei Seca já causa um impacto positivo nos números do seguro, reduzindo a mortalidade no trânsito. De janeiro a setembro do ano passado, foram pagas indenizações provenientes de 40.429 mortes. No mesmo período deste ano foram 35.991.

"O número de pedidos por invalidez permanente, porém, apresentou um crescimento elevado", observa. No mesmo período de comparação, no ano passado, foram 87.634 beneficiários por esse tipo de ocorrência, contra 108.950 neste ano, um crescimento de quase 25%.

Das pouco mais de 181 mil indenizações pagas neste ano, 61% foram destinadas a motociclistas. E ironicamente são justamente eles que apresentam a maior taxa de inadimplência no pagamento do seguro obrigatório: 40%, enquanto a média é de 20%, que tem se mantido estável, segundo Xavier.

No primeiro semestre deste ano, a arrecadação bruta do DPVAT foi de R$ 3,4 bilhões, paga por cerca de 27,2 milhões de proprietários de veículos. Vale lembrar que não há uma sincronia entre a arrecadação do período e os gastos com indenizações, uma vez que o maior volume de pagamentos é feito pelos proprietários de veículos durante o primeiro semestre, enquanto que o pagamento das indenizações distribui-se de maneira mais uniforme por todos os meses do ano. No ano passado fechado, a arrecadação foi de R$ 5,4 bilhões.

Da arrecadação de R$ 3,4 bilhões deste ano até junho, R$ 1,7 bilhão foi destinado obrigatoriamente para o SUS (Sistema Único de Saúde), para cobrir os custos com o atendimento a vítimas de acidentes de trânsito, e para o Denatran, para campanhas de prevenção de acidentes no trânsito.

Campanha

Na primeira campanha, foi aprovado um orçamento de R$ 20 milhões. Para essa, a primeira fase (de setembro a março) tem um orçamento inicial de R$ 12 milhões. "Dessa vez, porém, a campanha será veiculada o ano todo, não só por alguns meses, como a primeira", afirma Xavier.

A Lei Seca provocou queda na mortalidade no trânsito. De janeiro a setembro de 2009, foram 40.429. No mesmo período deste ano, 35.991

Indenizações

R$ 1,5 bilhão foi o volume de indenizações pagas pelo seguro obrigatório, o DPVAT, de janeiro a setembro deste ano.

Beneficiários

181 mil é o número de vítimas de acidentes no trânsito que receberam indenizações neste ano até setembro.

Arrecadação

R$ 3,4 bilhões foi o volume arrecadado pelo seguro obrigatório no primeiro semestre deste ano. Deste, R$1,7 bilhão é destinado ao SUS e Denatran.

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