Breaking News

Gestores de fundos de privaty equity têm proteção na Zurich

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

A Zurich Brasil desenvolveu um seguro de responsabilidade civil, conhecido pela sigla em inglês D&O (diretores e administradores), para proteger exclusivamente os bens pessoais de dirigentes de fundos dedicados à compra de participações em empresas. Trata-se do \\'D&O Private Equity Venture Capital\\'.

Hoje, esses fundos desempenham papel importante na economia brasileira, com investimentos diretos ou no mercado de capitais.

A apólice desenvolvida pela seguradora suíça visa a proteger os bens pessoais de diretores e conselheiros não apenas dos fundos, mas também das pessoas nomeadas para ocuparem posições de gestão em empresas investidas. Até mesmo os gestores dos veículos constituídos para viabilizar os investimentos podem ser protegidos.

Em muitas situações, além do gestor do fundo propriamente dito, a indústria de \\'private equity\\' contrata executivos para atuarem em seu nome junto às empresas nas quais tenham adquirido participação, as chamadas empresas investidas.

Os executivos envolvidos nesse segmento estão sujeitos a diversas normas que determinam sua responsabilidade civil por danos causados ao próprio fundo, aos investidores e acionistas, bem como ante a órgãos reguladores e de fiscalização, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Central.

GARANTIAS. 
Diretor da área de Riscos Financeiros da Zurich Brasil, Eduardo Pitombeira diz que "a apólice oferece cobertura para todas as situações que representem risco aos executivos".

Ele cita, por exemplo, penhora online, condenação ao pagamento de dívidas das empresas, penalidade de multa e inabilitação para o exercício do cargo.

O produto, segundo ele, oferece ainda cobertura mundial, livre escolha do escritório de advocacia, adiantamento do pagamento de defesa e possibilidade de extensão de prazo (até cinco anos), garantindo proteção para eventuais reclamações apresentadas após a saída da participação na empresa investida.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario