Breaking News

Itaú Unibanco estuda abrir seguradora na Argentina

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

O Itaú Unibanco estuda abrir uma seguradora na Argentina.

O banco pretende ter operações próprias de seguro no país vizinho de olho no crescimento do mercado local, que supera os 20% ao ano. O Itaú tem apenas uma corretora de seguros no mercado argentino, que vende e distribui produtos de outras seguradoras. O banco quer replicar na Argentina o modelo de negócios que tem no Chile, segundo o diretor da Itaú Seguros, Antônio Trindade. No Chile, o banco tem operação grande por conta da aquisição dos negócios do BankBoston.

Quando comprou a unidade do banco americano no Brasil, em 2006, o Itaú levou também as operações em outros países da região. Em 2008, o banco resolveu abrir a Itaú Chile Companhia de Seguros de Vida. O Banco Itaú Chile opera nos segmentos de pessoa jurídica e pessoa física, com foco em clientes de média e alta renda.

Atualmente, a rede do banco chega a 71 agências, com carteira de crédito de R$ 8,8 bilhões e ativos de R$ 11,7 bilhões, segundo o balanço do terceiro trimestre divulgado pelo Itaú.

Na Argentina, o Itaú já opera há mais tempo. Atualmente existem 81 agências e 1,5 mil funcionários no país. O foco são empresas e pessoas físicas. Os ativos do banco por lá somam R$ 2,3 bilhões. O mercado de seguros da Argentina cresceu 22% em 2009 e movimentou 30 bilhões de pesos (cerca de R$ 13 bilhões), segundo os dados mais recentes da Swiss Re. Apesar dessa expansão acelerada, o mercado ainda tem potencial de crescimento. O setor responde por 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) local, ante 3,1% no Brasil e 3,9% no Chile. Em países desenvolvidos, a média salta para a casa dos 7%.

REESTRUTURAÇÃO. No Brasil, desde que se fundiu com o Unibanco em novembro de 2008, as operações de seguro do Itaú passam por uma reestruturação.

Primeiro foi vendida a carteira de saúde para a Tempo Participações. O banco também se associou à Porto Seguro, que ficou com as áreas de veículos e residências. Outras mudanças foram o fim da parceria com a seguradora XL na área de grandes riscos, no fim do ano passado, e a venda de uma participação que possuía na empresa alemã Allianz. Com isso, a Itaú Seguros se focou em mercados como vida, previdência, capitalização e garantia estendida (a oferta de garantia por um tempo maior que o dado pela garantia do fabricante em eletroeletrônicos e informática).

Segundo o diretor Antônio Trindade, os resultados estão superando as metas, com destaque para as vendas de seguro em redes de varejo, que não param de crescer. Na semana passada, o banco, por meio da sua empresa Garantec, fechou acordo com a Polishop para comercializar nas 120 lojas da rede a apólice de garantia estendida.

No terceiro trimestre, o banco registrou lucro líquido de R$ 399 milhões com a área de seguros, previdência e capitalização.

Em comparação com o segundo trimestre, a expansão foi de 12%. Os prêmios consolidados dos três segmentos somaram R$ 1,095 bilhão no período, valor estável em relação aos R$ 1,089 bilhão do segundo trimestre.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario