Breaking News

Rio de Janeiro terá projeto social esportivo desenvolvido pela Fundación Real Madrid e Fundación Mapfre

Fonte: Assessoria de Comunicação ISJB

Desenvolvido junto ao Centro Juvenil Salesiano, o objetivo do projeto é proporcionar a inclusão integral de jovens em situação de risco social por meio de atividades esportivas, formação humana e apoio psicológico.

O esporte usado como ferramenta de integração e transformação social. Esse é o mote do acordo firmado entre a Fundación Mapfre, entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo a formação do cidadão, Salesianos de Dom Bosco e a Fundación Real Madrid, instituição ligada a um dos maiores clubes de futebol do planeta.

A parceria entre as entidades visa a implantação, num primeiro momento, de três escolas esportivas na América Latina: Uma no Brasil, e outras duas no Panamá e El Salvador. Por aqui, o projeto será desenvolvido junto ao Centro Juvenil Salesiano, localizado no coração da comunidade do Jacarezinho, no Estado do Rio de Janeiro. A inauguração do projeto ocorre no dia 17 de novembro às 10h no Centro Juvenil Salesiano, à Rua Luis Zanchetta, 134 – Riachuelo e contará com as presenças de Executivos do Real Madrid, Fundación Mapfre e Salesianos de Dom Bosco.

Na comunidade carioca 100 jovens entre 6 e 15 anos de idade terão direito a alimentação balanceada, além de participarem de atividades esportivas e sócio-educativas, de modo a promover uma formação humana integral, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida dos envolvidos, de suas famílias e da sociedade.

De acordo com o Presidente da MAPFRE e da Delegación da Fundación Mapfre no Brasil, Antonio Cássio dos Santos “é extremamente gratificante para a instituição contribuir com a melhora na qualidade de vida de crianças em situação de risco social a se desenvolver como pessoas e cidadãos por meio de atividades esportivas”, diz. Ainda segundo o Presidente “o esporte promove a coletividade e o trabalho em grupo e suas regras auxiliam na construção da formação de limites, responsabilidades e respeito ao próximo, o que o torna uma ferramenta muito eficaz na construção do cidadão”.

De acordo com o diretor do Centro Juvenil Salesiano, Marcelo Vicente de Paula, “essa é uma iniciativa muito importante para a comunidade local, pois cria possibilidades de um futuro melhor para as crianças e adolescentes atendidas pelo projeto Cidadania pelo Esporte”.

Sobre a Fundación Mapfre
A Fundación Mapfre desenvolve intensa atividade nos países latino-americanos nas áreas de segurança, e apóia a formação de profissionais e o desenvolvimento de pesquisas, visando a prevenção de acidentes humanos, materiais e com o meio ambiente, além da redução de suas conseqüências.

No Brasil, a entidade contribui para a formação do cidadão em cinco focos de atuação: prevenção de acidentes, arte e cultura, formação e difusão da cultura de seguros, gestão de riscos e meio ambiente e ação social.

Além disso, a entidade concede e mantém programas de incentivos à pesquisa como seminários, auxílios à pesquisa e cursos em outros países da América Latina e Europa, como Portugal e Espanha.

Sobre os Salesianos de Dom Bosco
Os salesianos de Dom Bosco estão presentes em mais de 130 países, nos cinco continentes. São milhões de jovens atendidos todos os dias nas obras sociais, escolas, universidades, missões e paróquias. Mais do que uma instituição, trata-se de um gigantesco movimento de pessoas que promovem a educação, a assistência social e a evangelização da juventude em todo o mundo. A Congregação Salesiana é atualmente a maior instituição missionária da Igreja Católica. Destaca-se também como a segunda maior congregação religiosa do mundo. No Brasil, os salesianos de Dom Bosco estão organizados em regiões administrativas denominadas inspetorias.

A Inspetoria São João Bosco (ISJB) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de assistência social, beneficente e de caráter educativo-cultural que tem como missão contribuir para construção de uma sociedade mais justa e solidária, por meio da educação, evangelização e assistência social da juventude.

Presente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Goiás e no Distrito Federal, a instituição se pauta nos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei nº 8069/1990) e mantém 33 programas de formação e promoção integral da infância e juventude.

Além disso, a entidade concede e mantém programas de incentivos à pesquisa como seminários, auxílios à pesquisa e cursos em outros países da América Latina e Europa, como Portugal e Espanha.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario