Breaking News

Fundos terão nova classificação em janeiro

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) anunciou ontem uma nova classificação para os fundos de ações, cambiais, de previdência e de investimento em direitos creditórios (FIDCs).

A associação decidiu agrupar em um único tipo os fundos de ações setoriais de telecomunicações, energia, setoriais livre, privatização Vale Recursos Próprios e privatização Petrobrás Recursos Próprios. Todos esses fundos migrarão para o tipo Ações Setoriais.

Os fundos de ações com uso do FGTS (Petrobras, Vale e livre) também serão reunidos em único tipo, chamado de Ações FMP FGTS. Entre os fundos cambiais, que eram divididos em dólar e euro, a classificação também foi unificada.

Além disso, houve alteração do nome do tipo PIBB para Fundos de Índices ETF.

PREVIDÊNCIA. Em conjunto com a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), a Anbima também alterou a classificação dos fundos de previdência.

Os fundos que contém ações serão enquadrados em tipos que esclarecem a quantidade de renda variável na carteira. Os tipos Previdência Balanceados até 15 terão fundos com até 15% de ações na carteira. Os Previdência Balanceados de 15 a 30 foram criados para os produtos que tenham de 15% a 30% de ações na carteira e os classificados como Previdência Balanceados acima de 30 devem ter de 30% a 49% de renda variável.

Os fundos que não declararem a porcentagem de ações que contêm serão enquadrados no tipo Previdência Multimercados e os que não possuem nenhuma parcela de renda variável entram no tipo Previdência Renda Fixa. Este tipo agregará os atuais Previdência Referenciado DI e Previdência Renda Fixa Médio e Alto Risco.

A nova classificação ganha ainda o tipo Previdência Data-Alvo, para receber fundos que possuem compromisso de redução da exposição a risco em função do prazo a decorrer para a respectiva data de início do pagamento dos benefícios (data-alvo).

Há ainda o tipo Previdência Ações, cujos fundos têm sua carteira composta apenas por renda variável, mas não são comercializados para investidores finais.

Os tipos identificados como Previdência Balanceados, Previdência Multimercados sem Renda Variável e Previdência Multimercados com Renda Variável serão encerrados.

A Anbima apresentou ainda nova classificação para os fundos de investimento em direitos creditórios (FIDC), que serão divididos em FIDC Fomento Mercantil, para aqueles que possuem direitos a receber de factoring, FIDC Financeiro, FIDC Agro, Indústria e Comércio e FIDC Outros.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario