Breaking News

Seguro para renda menor

Fonte: Jornal O Dua - RJ

Rubens Nogueira Filho
Administrador, especialista no mercado de seguros

O microsseguro não é um ramo ou modalidade específica de seguro, contudo tem um público-alvo específico: a população de menor renda.

Trata-se de uma oportunidade de promover a inclusão social e garantir a segurança e a manutenção dos bens duráveis da população.

Os produtos terão preço acessível e o intuito é atingir integrantes das camadas C, D e E da população brasileira. Calcula-se que essas classes representam 145,4 milhões de pessoas, de acordo com dados do IBGE. Ou seja, o público-alvo dos microsseguros são as pessoas que têm pouca familiaridade com seguros.

O público segurável por esta modalidade são indivíduos que muitas vezes trabalham na economia informal, possuem fluxos de caixa irregulares e são vulneráveis a riscos.

No entanto, apesar de o microsseguro já ser uma causa abraçada pelo mercado de seguros, após a regulamentação, o segmento precisa pensar em como distribuir e operacionalizar esta modalidade.

Há inúmeros desafios práticos a serem superados nessa caminhada, como por exemplo, a questão dos impostos.

A incidência de encargos em produtos ou serviços de baixo custo é de extrema relevância, principalmente no que se refere à viabilização de produtos. E, por isso, a sensibilização das partes interessadas é vital para o sucesso das ações.

Além disso, para que o microsseguro se torne uma realidade é preciso elaborar estratégias de distribuição que tenha como foco central o corretor de seguros e pensar num sistema de cobrança coerente com o preço do produto. Só assim, o microsseguro cumprirá o seu objetivo.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario