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Capitalizada, SulaCap quer crescer

Fonte: Valor Econômico

A venda da participação no controle da BrasilCap, por R$ 137 milhões, permitirá à SulAmérica Capitalização (SulaCap) investir mais na expansão de seus negócios, disse ontem o presidente da instituição, Carlos Infante. A venda das ações foi anunciada anteontem à noite pela BB Seguros Participações. Segundo nota divulgada pelo banco, o negócio está sujeito à prévia análise e aprovação dos respectivos órgãos reguladores, supervisores e fiscalizadores.

A SulaCap detinha 16,67% das ações que compõem o controle da BrasilCap, empresa de capitalização do Banco do Brasil (BB).

A SulaCap é uma sociedade anônima de capital fechado controlada pela SasPar, holding da família Larragoiti que detém 83% do capital total. Os 17% restantes pertencem a diversos acionistas minoritários.

Tem 81 anos de existência e foi a primeira empresa de capitalização no país. É também a única empresa da família Larragoiti que não é compartilhada com o banco holandês ING, sócio no grupo segurador, o principal e maior negócio da família.

Segundo Infante, a SulaCap mantém ainda uma participação de 24,5% no capital da Caixa Capitalização, da Caixa Econômica Fe d e r a l (CEF).

A decisão de desfazer a sociedade partiu do banco, que há dois anos está reorganizando seus negócios em seguros e já havia deixado a associação com a SulAmérica em outras seguradoras (BrasilVeículos, BrasilSaúde).

Procurada, a direção do Banco do Brasil respondeu através da assessoria de imprensa que preferia se manifestar sobre o negócio em outra ocasião.

Infante disse que, embora não tenha sido iniciativa da SulaCap, a venda das ações na BrasilCap fortalece o capital da empresa e sustenta o crescimento orgânico da companhia. Ele negou que a SulaCap esteja negociando a aquisição de outras empresas de capitalização.

A SulaCap é também a única entre as grandes empresas de capitalização que não tem ligação com canal bancário, mas o diretor comercial Cesar Tadeu Alonso Dominguez disse que a sociedade com a BrasilCap não incluía qualquer acordo de distribuição pela rede de agências do banco.

Responsável pela política de comercialização das duas principais linhas de produtos da SulaCap, Dominguez afirmou: "A SulaCap sempre foi independente pela sua estratégia de distribuição via corretores ou diretamente com os clientes".

Ao contrário das outras empresas de capitalização, a SulaCap não vende títulos diretamente ao público mas para empresas que usam o produto em campanhas promocionais, atrelando sorteios de prêmios às vendas de seus próprios produtos através dos títulos de capitalização.

Os chamados títulos de incentivo respondem por 70% do faturamento da SulaCap, que deve fechar 2010 perto de R$ 900 milhões, com um crescimento de 25% ante o valor de 2009, segundo Infante. Os outros 30% correspondem às vendas de um título que dá garantia de aluguel. O lucro líquido da empresa, de cerca de R$ 50 milhões, ficou próximo ao resultado de 2009.

Segundo Infante, a SulaCap vem crescendo em alto ritmo desde 2007, quando faturava R$ 200 milhões.

A meta é fechar 2011 com um faturamento de R$ 1 bilhão.

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