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Desafio da Berkley é consolidar as novas linhas de atuação da seguradora

Fonte: Brasil Econômico / Thais Folego

Companhia expandiu portfólio de garantia para seguros de engenharia e transportes e já colhe os frutos: lucro de R$ 5 milhões

Ela nasceu em 2006, como uma seguradora de garantia. Três anos depois atingiu o "break even" - quando a operação alcança um ponto de equilíbrio e se torna autosustentável. No fechamento de 2010 apresentou um lucro líquido de R$ 5 milhões."O nosso grande desafio para este ano é consolidar a companhia como multi-linha", diz José Bailone Júnior, diretor geral da Berkley International do Brasil, a companhia em questão.

Prestes a completar cinco anos de operação, o carro-chefe da Berkley continua sendo garantia, mas a seguradora americana aumentou seu portfólio de produtos no Brasil com seguro de riscos de engenharia, tranportes, responsabilidade civil, eventos e fiança. "Somos uma seguradora de nicho, especialista. Nas linhas em que atuamos queremos ser referência", diz José Marcelino Risden, diretor-presidente da Berkley.

De acordo com os dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), de janeiro a novembro de 2010 os segmentos de seguro garantia (financeira, de obrigações públicas e privadas, de concessões públicas e judicial) apresentaram faturamento de R$ 654 milhões. Destes, R$ 35 milhões foram da Berkley, o que a posiciona na sexta posição no ranking do segmento, atrás de JMalucelli, Itaú, Fator, UBF e Cesce (nesta ordem).

Mas é só falar em posição no ranking que os diretores explicam que o objetivo da seguradora não é ganhar participação de mercado, mas sim ter uma operação lucrativa. "O nosso foco não é volume, não é ser grande, mas sim rentável", diz Marcelino. E é o que eles têm entregado aos acionistas - nos Estados Unidos a Berkley é uma companhia de capital aberto. Em 2009, ano em que a operação entregou resultados, a seguradora apresentou um lucro líquido de R$ 700 mil, que saltou para cerca de R$ 5 milhões no ano passado.

Apesar de não ser o objetivo principal, o volume de receitas mostrou crescimento robusto de 66% no ano passado. O faturamento saltou de R$ 45 milhões em 2009 para R$ 75 milhões ao final de 2010.

Para obter maior rentabilidade, em2009 a seguradora mudou seu foco estratégico, passando a atuar com pequenas e médias empresas. "Nesse público obtemos margens de rentabilidade melhores", diz Bailone.

Estratégia comercial

Com público-alvo e distribuição bem definidos, a Berkley tem uma estratégia comercial para este ano. A partir deste mês, a seguradora passa a atuar com quatro novas estruturas regionais de negócios no país: regional Sul e interior de São Paulo, regional metropolitana de São Paulo, regional Leste (que congrega Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro) e regional Norte (inclui as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste).

Segundo Bailone, 80% dos negócios da seguradora são originados por corretores pequenos e médios nacionais. "Com essa estrutura de regionais, conseguimos maior proximidade com o corretor, atendendo melhor suas expectativas e necessidades", diz Marcelino. "Além de conhecer melhor também a concorrência", completa.

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