Breaking News

Perspectivas do seguro automóvel

Fonte: Viver Seguro

O presidente da Comissão de Automóvel da FenSeg, Mauricio Galian, prevê a continuidade do crescimento da carteira de auto em 2011, mas reconhece que fatores "exógenos" ao mercado (inflação e juros, por exemplo) podem afetar o ritmo dos negócios.

Qual sua avaliação do desempenho do ramo de Automóvel para o ano?

O segmento de seguros para automóveis apresentará em 2010 resultados animadores e positivos, tanto em relação ao crescimento dos prêmios emitidos quanto nos resultados apresentados. O segmento deverá fechar 2010 com crescimento dos prêmios emitidos próximo a 15%, aproveitando o bom momento da venda de veículos no Pais, e deverá apresentar uma redução da sinistralidade da carteira em quase 5%, fruto de varias iniciativas implantadas pelas seguradoras do mercado desde o 2º trimestre de 2009, como ações de subscrição de riscos, negociações e atendimento dos sinistros. Em 2011, as previsões são otimistas, mas o ritmo de crescimento de prêmios emitidos tende a ser menor que em 2010 e, possivelmente, com estabilidade da sinistralidade. Logicamente, essas previsões dependerão fortemente da alguns fatores exógenos ao mercado, principalmente das políticas econômicas que o novo governo implantar.

A fase favorável da economia é destacada em todas as avaliações de especialistas para o bom desempenho do mercado segurador. Ocorre que, nos últimos trimestres, houve uma desaceleração, sem afetar, porém, a previsão de expansão do PIB de 7,5%. No ramo de automóveis, há sinalização de desaceleração a curto prazo e como deve ser o desempenho nos primeiros meses de 2011 (queda, estabilidade ou alta?). Em dezembro, como devem se comportar as vendas?

O segmento de seguros para automóveis segue em ritmo normal, apesar dos rumores de desaceleração das vendas de veículos no mercado interno. O comportamento das vendas de seguros em dezembro deverá seguir próximo aos meses anteriores. Geralmente, a venda de veículos no mercado interno tende a sofrer com os aumentos das taxas de juros dos financiamentos. E, por consequência, esse efeito acaba afetando as vendas de seguros. Em 2011, existe uma forte tendência a esse movimento de aumento dos juros, o que poderá, de acordo com a combinação quando e quanto, diminuir a expansão do mercado.

Que fatores podem afetar ou favorecer o desempenho de seu ramo?

Entre alguns fatores que poderão afetar, negativamente, o desempenho do mercado, há aumento da inflação e/ou dos juros de financiamento, além de encarecimento das matérias-primas utilizadas pelo setor. Positivamente, podemos destacar o inicio dos investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas de 2016, Trem-bala, dentre outros projetos de grande importância e tamanho que irão movimentar a economia e as frotas regionais, além dos investimentos do governo em infraestrutura do Pais que podem desonerar os custos de produção e dos serviços.

Qual sua expectativa de crescimento para 2011?

A expectativa é de um crescimento em torno de 6%.

Um comentário:

  1. Prezados,

    Como faço para obter dados estatísticos de seguro, como por exemplo número de carros que possuem seguro no Brasil, líderes de mercado, dentre outras informações?

    Att,

    André

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentario