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Consumo de seguros no Brasil cresce 15,6% em 2010

Fonte: Valor Econômico

O brasileiro aumentou o consumo de seguros de R$ 532 em 2009 para R$ 615 por habitante em 2010, o que representou um aumento de 15,63%. O indicador se refletiu no volume de vendas das seguradoras que cresceu quase 17% no ano, de R$ 100,3 bilhões em 2009 para R$ 117,3 bilhões no ano passado.

Os números confirmam estimativas que circulam entre as seguradoras de um crescimento do mercado equivalente a quase o dobro do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010 - o dado oficial do PIB será divulgado em março.

A análise é do consultor especializado em seguros Luiz Roberto Castiglione, da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP), com base em números oficiais do mercado divulgados ontem pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Segundo Castiglione, as seguradoras não apenas venderam mais, como aumentaram a eficiência do negócio, reduzindo os índices de sinistralidade, melhorando os critérios de aceitação de riscos e a política de comercialização, reduzindo despesas administrativas.

De acordo com os números divulgados pela Susep, o índice combinado, um dos indicadores mais usados para medir a eficiência das seguradoras, calculado com base na soma dos índices de sinistralidade e de despesas, registrou uma melhora de 3,3 pontos percentuais, diminuindo de 95,44% em 2009 para 92,12% em 2010.

Segundo Castiglione, houve ganhos também com resseguros, um sistema que permite às seguradoras distribuírem riscos junto a outros investidores. Em um mercado aberto e mais competitivo, os contratos de resseguro permitiram uma melhor gestão e cessão de riscos. "Aquelas companhias que tinham bons negócios puderam reter mais prêmios com melhores resultados", afirmou Castiglione.

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