Breaking News

UBF cobre perda de receita com queda de preço da soja

Fonte:Jornal do Commercio - RJ

A UBF Seguros montou uma cobertura para cultura de soja pela qual se compromete a indenizar o agricultor caso perca receita decorrente da ação combinada de riscos climáticos e/ou variação no preço da leguminosa. A apólice se difere das existentes no mercado que cobrem através da produtividade apenas o valor de custeio da produção. O cálculo da indenização leva em conta a diferença entre a receita garantida e a obtida, sendo que esta última é calculada multiplicando-se a produção colhida pelo preço da soja na Bolsa de Chicago no mês da colheita.

Presidente da seguradora, Luiz Roberto Foz esclarece que o período de apuração do preço vem definido no contrato de seguro. "O segurado tem neste seguro uma cobertura mais ampla do que o modelo tradicional que só cobre as perdas ocasionadas pelos riscos climáticos", diz.

Segundo ele, o novo produto atende a reivindicação antiga dos agricultores, que estão preocupados não só com os riscos da natureza, mas também com a volatilidade do preço internacional, dois fatores que definem o resultado final da safra e que fogem ao seu controle.

No comércio mundial da soja, produtores, fornecedores de insumos, instituições financeiras e governo têm sofrido, sistematicamente, com as quedas de preço, por uma questão de volatilidade das commodities, e da produção, por questões climatológicas.

Nesses casos, Foz conta que aumentam os problemas de inadimplência e, consequentemente, os cortes de recursos para o financiamento da cadeia produtiva e os custos de captação (juros). Os fatores mencionados, segundo ele, levam à necessidade do refinanciamento dessas dívidas, colocando em risco a atividade de muitos produtores rurais.

SUPORTE. O seguro de receita lançado pela UBF, na opinião de Luiz Roberto Foz, é um instrumento eficaz para amenizar essas ocorrências, possibilitando ao mercado financiador aumentar a oferta de crédito rural, já que seguro reduz a volatilidade do negócio agrícola. "Através do seguro ofertamos um instrumento eficaz de gestão de risco ao produtor rural, de forma que ele possa realizar um planejamento da sua produção com maior segurança".

Assim, ele entende que o produtor terá a possibilidade de incrementar o nível de investimento na sua produção agrícola e a adoção de tecnologia de ponta, sem elevar a exposição ao risco. A melhoria na garantia securitária, para o executivo, aumentará o apetite dos financiadores pelo setor agrícola.

A UBF já emitiu as primeiras apólice para a safra de soja 2010/2011.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario