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Corretora inaugura venda massificada

Fonte: Valor Econômico

Utilizar uma extensa rede de consumidores de serviços públicos para a venda de seguros massificados é uma estratégia ainda não praticada em larga escala no Brasil. Há 56 anos no país, a corretora americana Marsh detec tou este filão e hoje atua em duas bem-sucedidas parcerias com concessionárias de energia elétrica, uma no interior fluminense e outra no Estado do Ceará.

Há cerca de 7 anos, a Marsh iniciou uma parceria com a concessionária de energia elétrica Am pla, que atua em praticamente todo o interior do Estado do Rio de Janeiro, incluindo os principais municípios, como Niterói, Campos dos Goytacazes, Petrópolis e Resende. "O tripé para se fazer uma boa parceria em seguros massificados é contar com uma grande população de consumidores, um meio de pagamento e um vínculo forte entre as partes. Nesse caso, havia tudo i s s o", diz Paulo Kudler, diretor de affinity da Marsh Brasil. Segundo Kudler, a energia entre as partes foi tamanha que a Ampla montou uma área especialmente voltada para a comercialização de seguros. Hoje, são cerca de 300 mil usuários de seguros.

Para compor o mix de produtos, a Marsh fechou acordos com diversas seguradoras, ente elas a Zurich, a ACE e a Itaú. "Cada uma atua na área para a qual está mais v o cacionada", afirma. Os prêmios vão de R$ 4,71 mensais até R$ 12,00, com possibilidade de coberturas adicionais. "Busca mos atingir todas as classes sociais, não há cobrança escalonada por consumo de energia", diz.

O seguro de proteção financeira Fique Tranquilo, por exemplo, sai por R$ 5,80 mensais e garante o pagamento da conta de luz por até cinco meses em caso de desemprego do chefe da família.

Em caso de morte ou invalidez, o período sobe para 12 meses. Há também produtos mais específicos, como o seguro de acidentes pessoais Gol de Craque, que oferece benefícios na reserva e compra de ingressos para campeonatos da CBF e da Federação Carioca, e o seguro de vida Melhor Amigo, que inclui rede de assistência veterinária ao animal de estimação do cliente.

A parceria com Companhia Energética do Ceará (Coelce) é considerada por Kudler a maior experiência do gênero no país.

Segundo ele, são cerca de 400 mil usuários de seguros atendidos em 184 municípios cearenses, incluindo Fortaleza. O modelo aplicado e as empresas seguradoras são praticamente as mesmas.

A principal diferença está no expressivo volume de vendas da cobertura de auxílio funeral.

A explicação está no fato de ser uma população com menos recursos financeiros, que tem suas finanças abaladas quando ocorre um óbito na família.

Na área de telefonia celular, no final do ano passado, a Vivo anunciou uma parceria com a seguradora ACE para a venda de seguros de vida a clientes pré-pagos.

A operação atende clientes da Bahia e de Sergipe. O seguro pode ser contratado no momento em que ele faz uma recarga de R$ 15,00, sendo que R$ 3,00 são correspondentes a uma apólice que dá direito a cobertura por acidentes pessoais durante 30 dias. Em caso de morte, o valor da indenização é de R$ 10 mil. A apólice ainda dá direito a quatro sorteios no mês.(G.M.)

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