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Expansão do mercado de seguros está nos emergentes, aponta Accenture

Fonte: Valor Online

Um estudo divulgado na quinta-feira em Nice, na Costa Azul francesa, revela que os mercados emergentes são a principal fronteira de crescimento do setor de seguros.

O trabalho, realizado pela consultoria Accenture junto a 70 seguradoras nos cinco continentes, aponta que os países emergentes devem aumentar de 18% para 27% o peso nas vendas de seguros em todo mundo até 2015.

A tendência é que os emergentes cheguem a responder por 60% das receitas das seguradoras nos próximos dez anos, enquanto os mercados mais maduros nos países desenvolvidos responderão por 40%. Em 2009, segundo a Accenture, o mercado segurador mundial faturou US$ 5,143 trilhões em prêmios.

A boa notícia para as seguradoras é que há muito mercado ainda a ser conquistado já que o crescimento nos países emergentes é conduzido pela nova classe média que desponta tanto nas áreas rurais quanto urbanas. "Há uma classe média emergente que ainda não conhece o seguro, acha que é um produto de luxo, tanto na América Latina quanto na Ásia. Ou seja, o crescimento no futuro não virá de mercados tradicionais, mas dos emergentes", disse Thomas D. Meyer, diretor da Accenture para a divisão de seguros na Europa, África e América Latina.

Por outro lado, não são conhecidos ainda todos os riscos envolvidos nos aparentemente muito lucrativos negócios com a venda para a classe média emergente. Além disso, há uma série de mudanças profundas atingindo a indústria de seguros, direcionadas pela tecnologia e o ambiente regulatório mais rigoroso em termos de reforço de capital.

Como aproveitar as vantagens e driblar os desafios desse novo cenário? Meyer diz que as empresas precisam criar flexibilidade e agilidade. "É importante inovar e reagir rápido para atender a nova demanda. As empresas de seguros precisam ser menos complicadas por dentro e estar presentes lá fora quando as demandas aparecerem". Leia mais sobre o estudo no jornal Valor da segunda-feira.

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