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Sulamérica reduz custos em R$ 24 mi com novo sistema

Fonte: Brasil Econômico

Plataforma de gerenciamento de sinistros de automóveis processa ocorrências com mais rapidez e menos fraudes

Há 20 anos a Sulamérica usava o mesmo sistema para gerenciar as ocorrências de sinistros de automóveis que davam entrada na seguradora. Pouco flexível e de difícil ajustes, as ocorrências eram atualizadas apenas uma vez ao dia. Para agilizar o processo e reduzir as despesas operacionais de um segmento com margens apertadas, a seguradora acaba de finalizar a implementação de um novo sistema de gerenciamento de sinistros de veículos.

A estimativa da companhia é de que a nova plataforma traga uma economia de R$ 24 milhões ao ano com a redução de custos operacionais. "O novo sistema é mais simples, processa as ocorrências de forma mais rápida, identifica fraudes com mais eficiência, é automatizável e flexível, por isso independente da equipe da tecnologia da informação (TI)", diz Cristiano Barbieri, superintendente de Informática da Sulamérica Seguros e Previdência.

Barbieri conta que a seguradora, que tem uma frota segurada de 1,3 milhão de veículos, começou a procurar um novo sistema em 2008. Depois de escolher a GuideWire, empresa especializada na produção de softwares para o mercado de seguros mundial, começou a implementar o módulo de gestão de sinistros para ramos elementares (seguros de bens, financeiros e de responsabilidade) no ano passado. A partir desse mês, 100% dos avisos de ocorrências de sinistros já são gerenciados pelo novo sistema.

Investimento A nova plataforma teve um custo de R$ 27,5 milhões para a seguradora.

Como a projeção é de uma economia de R$ 24 milhões com processos administrativos por ano, o investimento deve ter um retorno ainda este ano.

Também há planos de implementar outro módulo da plataforma para o gerenciamento de emissão de apólices.

Segundo Barbieri, o novo sistema permite criar processos específicos para cada situação, integrando o sistema com birôs de informações externos, o que ajuda na identificação de fraudes com mais eficiência. E isso de forma independente da equipe de TI da seguradora. "Como o sistema é mais simples e flexível, podemos reduzir a equipe de TI que dava suporte ao sistema antigo", diz o superintendente.

Facilidades para clientes Como a nova plataforma a seguradora consegue atualizar o status dos processos de sinistros em tempo real, o que permite uma resposta mais rápida aos clientes por meio da internet ou de SMS (Short Message Service) no celular. "Agora também é possível fazer a abertura do processo de sinistro pela internet", conta Barbieri.

Mercado De acordo com os últimos dados disponíveis na Superintendência de Seguros Privados (Susep), de janeiro a dezembro de 2010, o segmento de seguros de automóveis arrecadou R$ 15,2 bilhões em receitas e pagou R$ 9,8 bilhões em indenizações. Só a Sulamérica pagou R$ 1 bilhão.

Segundo Barbieri, são aproximadamente 26 mil ocorrências que a seguradora atende por mês, em média.

No mercado segurador, o segmento de automóveis é um dos mais competitivos, o que exige cada vez mais eficiência operacional para ser um negócios rentável, ainda mais com a trajetória de queda da taxa de juros no longo prazo, o que limita os ganhos financeiros das companhias.

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