Breaking News

Mais de 250 planos têm problemas financeiros

Fonte: Valor Online

Mais de 15% das 1.618 operadoras de planos de saúde e odontológicos em atividades no país estão hoje sob intervenção da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

No total, são 255 operadoras sob a fiscalização da agência reguladora. Desse volume, 73 já estão em regime de liquidação extrajudicial, ou seja, esses convênios não conseguiram acertar seus débitos financeiros e correm o risco de ir à falência.

Para evitar a quebra, a ANS realiza diversos leilões para que outras operadoras absorvam os clientes da empresa com problemas financeiros. Ainda assim, o número de planos em atividades na última década diminuiu sensivelmente. Em 2000, eram 2.723 contra 1.618 atualmente.

Há ainda no mercado 182 operadoras em direção fiscal - tipo de intervenção em que um fiscal da ANS se instala dentro da empresa para analisar a real situação econômica e exige um plano de recuperação. Caso esse plano não seja efetivado, a operadora passa para a fase de liquidação extrajudicial.

Nos dois últimos anos, o número de operadoras em regime de direção fiscal saltou de 52 para 176. Uma das razões para essa alta é que a ANS passou a exigir provisões (reservas técnicas) para evitar que uma operadora quebre e deixe seus clientes desamparados.

"O setor ficou 40 anos sem regulamentação. Agora, estamos implementando as provisões e outras normativas para dar maior segurança aos clientes. Mas estamos dando prazos longos para as operadoras se adequarem", disse Leandro Fonseca, diretor de normas e habilitação da ANS. "Muitas operadoras ganhavam dinheiro na época da inflação, com aplicações financeiras. Agora, é preciso ter gestão", complementou

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario