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Negócios aquecidos com a economia firme e o aumento da renda

Fonte: Valor Econômico

O aquecimento da economia, com o aumento da renda principalmente nas classes C e D, é o principal fator de impulso para a expansão do ramo de seguros de vida no Brasil. Segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), o valor movimentado no setor de seguro em vida individual cresceu em 36,89% no ano passado, enquanto que nos seguros de vida em grupo a alta foi de 8,55%.

Renato Russo, vice-presidente da entidade, diz que, mesmo que o crescimento do PIB seja maismodesto em 2011 do que em 2010, este mercado deverá manter a expansão em níveis elevados, porque há um grande número de clientes a ser conquistado.

Estudo realizado em 2010 Kan tar Worlpanel, a pedido da Fenaprevi, mostrou que 18% das famílias das classes A e B têm seguro de vida, porcentual que cai para 6% na C e que é de 2% na D\/E. Ainda assim, é mais significativo que a previdência privada, que atinge 10% das classes A e B, 4% da classe C e apenas 1% na D\/E. A diferença a favor do seguro de vida, ocorre porque, além de serummais conhecido, faz parte do pacote de benefícios oferecidos por muitas empresas a seus funcionários Russo diz que o aumento da oferta de crédito no país também ajudou o mercado de seguro de vida prestamista, destinado às empresas que realizam vendas a prazo, o que garante a quitação do financiamento no caso de morte ou invalidez permanente do cliente.

Ele lembra que as maiores taxas de crescimento das operações de crédito ocorreram nas classes C, D e E, inclusive em itens de maior valor agregado, como automóveis.

Para a superintendente técnica comercial de vida da SulAmérica, Carolina de Molla, é um grande desafio para as seguradoras desenvolver produtos para conseguir atingir esse novo consumidor.

Uma das estratégias da SulAmérica é desenvolver produtos mais simples e mais baratos. .

Outra ação, desta vez voltada para o público feminino, é o SulAmérica Você Mulher, que entre outros benefícios oferece assistência nutricional, personal fitness e assistência gestante. Também há o Serviço Faz Tudo, uma espécie de "marido de aluguel", com um profissional para fazer serviços como instalação de antenas, fixação de cortinas e prateleiras, troca de tomadas e soquetes de luz..

A americana Assurant Solutions focou seus produtos no Brasil nas classes C e D. Segundo o presidente da empresa, Ricardo Fiúza, foram desenvolvidos seguros com valores mais baixos e fechadas parcerias com grandes redes de varejo.

"O objetivo é atingir a população que dificilmente compraria um seguro na agência bancária", diz.

Odiretor de vida, atuária e precificação da companhia alemã Allianz Seguros, Olívio Lucca Filho, diz que cresceu o número de pequenas e médias empresas que oferecem o seguro de vida aos funcionários. Ele lembra que o benefício - mais comum em grandes empresas - é um fator importante na atração e retenção de mão de obra especializada. A Allianz vem desenvolvendo estratégias para crescer em todos os segmentos. 

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