Breaking News

Trânsito gaúcho entre os mais seguros do país

Fonte: Zero Hora - RS

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) mostra que o trânsito do Rio Grande do Sul é o segundo mais seguro do país, perdendo somente para São Paulo. O levantamento mostra que os Estados mais pobres são os que têm as estradas mais perigosas.

Foi feito pelo Núcleo de Estudos de Segurança no Trânsito (Nest) da USP de São Carlos, no interior paulista, o estudo foi divulgado ontem pelo jornal O Globo.

A liderança negativa do ranking brasileiro é do Piauí, onde a chance de morrer no trânsito é de 147,38 por bilhão de quilômetros rodados. Na ponta oposta, São Paulo lidera, com índice de 37,60, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 45,72.

A explicação para a maior probabilidade de morte em estradas de Estados mais pobres é justamente a sua capacidade de investir em vias mais seguras, analisa o coordenador do Nest, professor Coca Ferraz: Nos Estados mais pobres, a prioridade é investir em coisas mais prementes para a população.

Na média, o Brasil atinge a taxa de 57,72. Entre os sete países analisados, a média brasileira é a pior. Comparado aos índices dos outros países, o nível de perigo das estradas brasileiras pode ser 13 vezes maior.

Na Suécia, situada no topo do ranking da pesquisa entre países, as chances de alguém morrer no trânsito é de 4,40 por bilhão de quilômetros rodados. A lista se completa com Grã-Bretanha (4,60), Alemanha (6), Estados Unidos (7,10), Japão (7,70) e França (7,80).

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario