Breaking News

Mais de 23% da população brasileira tem plano de saúde privado, mostra ANS

Fonte: InfoMoney

SÃO PAULO – Do total da população brasileira, 23,4% têm plano de saúde privado, de acordo com o Caderno de Informação da Saúde Suplementar, da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), divulgado na sexta-feira (8).

Os dados mostram que dos planos contratados, 73,5% estão vinculados a planos de contratação coletiva, sendo 57,9% por intermédio de empresas e 15,6% por intermédio de entidades jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial.

O estudo ainda mostra que cerca de metade dos beneficiários de planos de saúde privados está em planos coletivos que não exigem pagamento adicional no momento da utilização. E a maioria dos beneficiários está vinculada a planos de cobertura completa, que incluem atendimento de ambulatório e internação.

Tipos de planos por setor
Os dados da ANS mostram que a indústria é o maior setor contratante de planos de saúde coletivos, com 29,6% de representatividade. Na indústria, também é possível encontrar um número maior de dependentes que de titulares.

Para cada titular de plano do setor, existem 1,06 dependentes. No setor de transportes, a relação é de um para 1,04. Contudo, de maneira geral, o número de titulares do plano é superior ao número de dependentes.

No setor atividades administrativas encontra-se o maior percentual de beneficiários vinculados a planos que não exigem pagamento adicional, de 70%. Por outro lado, em atividades financeiras de seguros e serviços relacionados, aproximadamente metade dos beneficiários está com planos que exigem coparticipação.

Os dados da agência ainda mostram que uma parcela pequena dos beneficiários está vinculada a planos com franquia ou franquia+coparticipação. Nesses planos, existe uma franquia mínima, além de um valor, ou percentual sobre um valor, que será paga pelo beneficiário para custeio do procedimento.

Operadoras
Segundo a ANS, o perfil das operadoras contratadas varia de acordo com o setor das empresas contratantes. Contudo, as seguradoras são as menos contratadas pelas empresas: a participação delas não ultrapassa os 19% em qualquer um dos setores.

Por outro lado, a participação das cooperativas médicas varia entre 30% e 40% do mercado nos setores de atividade econômica, caindo para 18% em setores de atividades administrativas.

Empresas de autogestão predominam na administração pública e nas empresas de atividades financeiras, de seguros e serviços. Já medicinas de grupo têm grande parcela dos beneficiários empregados de empresas de atividades administrativas.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario