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Seguradoras africanas querem formar parcerias com grupos brasileiros

Fonte: Viver Seguro

Seguradoras representadas pela Federação das Companhias de Seguros da África (Fanaf) estão dispostas a formar parcerias com as empresas brasileiras, como joint ventures, e acenam com a forte taxa de crescimento do mercado africano para atrair o interesse das candidatas a multinacionais verde e amarelo. Em média, as seguradoras de países africanos de língua francesa apresentam um receita 20% maior ano a ano. O faturamento das seguradoras representadas pela Fanaf totalizou US$ 244 milhões no ano passado.

Porém, o faturamento continua concentrado em poucos ramos, como automóveis, saúde e previdência. Além de mais produtos ofertados em suas gôndolas, o mercado africano reclama novas tecnologias de distribuição para expandir a demanda de seguros, também concentrada em 20% da população. Capitalização e microsseguros são algumas das apostas para fazer o mercado atingir, aos poucos, os cerca de 80% das pessoas que ainda não contratam seguros, informa o secretário-geral da Fanaf, Papa Ndiaga Boye.

Boye realiza esta semana uma visita de inspeção ao país para avaliar a infraestrutura hoteleira e organizar a agenda de negócios de 50 executivos de seguradoras africanas que estarão no Brasil de 4 a 8 de julho, em contatos no eixo Rii/São Paulo. Nesta terça-feira, ele participa de uma série de encontros com representantes da CNSeg e suas filiadas. No Rio, ele foi recebido pela diretora da CNSeg, Solange Beatriz, e por diretores da FenaSaúde, FenSeg, FenaCap e FenaPrevi, participando de um almoço no restaurante Aspargus, no Centro do Rio. Além dos encontros com entidades de representação das seguradoras, Boye visitará seguradoras, corretoras, resseguradoras e Escola Nacional de Seguros, entre outros. Depois de três dias no Rio, Papa Boye estará em São Paulo por dois dias (7 e 8). Entre outros encontros, ele será recebido pelo presidente do Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização do Estado de São Paulo, Mauro Batista.

A cada dois anos, a Fanaf organiza viagens internacionais, levando seus associados a mercados mais promissores da indústria de seguros ou que tenham algumas semelhanças aos dos países africanos. Em 2009, por exemplo, eles participaram de encontros na China e, agora, chega a vez do mercado brasileiro. A Índia, outro emergente, também já foi visitado pela comitiva da Fanaf.

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