Breaking News

Seguradoras priorizam ações com foco no meio ambiente

Fonte: Funenseg - Seguro Em Pauta

A ACE Seguradora está lançando no Brasil o primeiro produto de riscos ambientais que oferece as coberturas necessárias em prol da preservação do meio ambiente. A apólice inédita no País, em caso de poluição, defende também os bens coletivos tais como lençóis freáticos, mananciais, rios, praias, atmosfera, fauna e flora. Esta proteção já vinha sendo requisitada por segmentos da economia, tendo em vista que as outras coberturas de seguro que contemplam o meio ambiente se restringem apenas aos danos provocados a propriedades particulares.

“A legislação brasileira é muito rígida com relação a uma possível agressão com substâncias poluidoras aos bens coletivos e a sociedade não possuía uma apólice de seguro específica para cobrir este risco”, observa Jeferson Bem, superintendente da área de Responsabilidade Civil Geral da ACE.

O seguro de Riscos Ambientais que a ACE lançou no Brasil tomou como base a apólice que a companhia comercializa nos Estados Unidos desde os anos 80. Em caso de sinistro, o modelo contempla perdas infligidas a terceiros, danos ambientais e prejuízos sofridos pelo próprio segurado. As coberturas observam danos materiais, pessoais e morais, além de lucros cessantes de terceiros e do segurado. No âmbito da ecologia, as proteções incluem perda de uso e dano moral coletivo. “O seguro também arca com custos de limpeza dos locais afetados pela poluição e despesas do segurado para defesa em juízo, mesmo em âmbito administrativo”, diz Jeferson Bem.

“As empresas que operam no Brasil, de modo geral, estão fortemente expostas ao ordenamento jurídico que trata de possíveis acidentes com agentes poluidores no país”, prossegue Jeferson. “O seguro tem, neste particular, especial importância, pois transmite a segurança necessária para a continuidade das atividades”, complementa.

Segundo ele, o segurado também está protegido caso a sua propriedade contenha depósitos desconhecidos com elementos poluidores ou, eventualmente, se descubra que o terreno de sua propriedade já fora agredido anteriormente por substâncias nocivas à saúde. A proteção pode contemplar até mesmo sinistros com produtos garantidos pela apólice durante o transporte sem o controle do segurado.

Para Jeferson Bem, o seguro de Riscos Ambientais da ACE apresenta a função subjacente de certificar a empresa que o contrata, concedendo a ela uma espécie de selo verde. As indenizações poderão ser efetuadas assim que houver reclamações de terceiros ou a partir da descoberta do sinistro pelo próprio segurado. “Neste último caso, a limpeza ou outra medida necessária poderá ser iniciada sem a necessidade de reclamação formal de uma terceira pessoa”, destaca.

Conforme levantamento da ACE, os setores que mais adquirem seguros ambientais nos Estados Unidos são, pela ordem: bancos, fundos de investimentos, petróleo (incluindo fornecedores), tratamento de resíduos, serviços industriais, construção civil e hotéis. No Brasil, o segmento se encontra em fase inicial e representa algo em torno de R$ 10 milhões. A contratação do seguro é relativamente simples: basta preencher um questionário com duas páginas e aguardar a análise, geralmente feita em 15 dias.

Prêmio - A Bradesco Capitalização é mais uma vez a patrocinadora do Prêmio de Reportagem sobre a Mata Atlântica, que está com as inscrições abertas até o dia 29 de abril. Esse ano, haverá a categoria Internet, que passa a ser contemplada com as categorias Impresso e Televisão. A 11ª edição da premiação é promovida pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica, uma parceria entre a Conservação Internacional e Fundação SOS Mata Atlântica.

A iniciativa faz parte da parceria que a Bradesco Capitalização mantém com a Fundação SOS Mata Atlântica. Desde 2004, a empresa oferece aos seus clientes o título Pé Quente Bradesco SOS Mata Atlântica, cuja parte da arrecadação se reverte na recuperação e reflorestamento da Mata Atlântica.

“Em uma região onde vivem 122 milhões de brasileiros, já viabilizamos recursos para o plantio de mais de 22,5 milhões de árvores nativas desde o início da parceria até o final de 2010. Para a empresa, este concurso é mais um motivo de orgulho que essa parceria vencedora nos proporciona”, afirma Norton Labes, presidente da Bradesco Capitalização. Mais informações acesse o site http://www.premioreportagem.org.br.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario