Breaking News

Banco Central cria comitê para monitorar sistema financeiro

Fonte: Folha.com

O Banco Central anunciou nesta quarta-feira a criação do Comitê de Estabilidade Financeira, que será formado pelo presidente Alexandre Tombini e por toda a diretoria da instituição.

O objetivo do comitê é monitorar de forma integrada bancos, seguradoras e todo o sistema financeiro, coordenando a atuação dos diferentes departamentos da autoridade monetária voltados à estabilidade financeira.

"O Banco Central tem duas vertentes, a estabilidade de preços e a rigidez e eficiência do sistema financeiro. Como já temos o Copom [Comitê de Política Monetária, responsável pela definição da taxa básica de juros], temos agora um mecanismo de aprimoramento do outro lado da nossa missão", afirmou o diretor de Fiscalização do Banco Central, Anthero Meirelles.

O diretor negou que a criação do comitê tenha sido motivada por problemas no sistema ou pelos casos do Banco Panamericano e o Banco Morada, que tiveram fraudes detectadas pelo BC.

"Nosso sistema financeiro é extremamente robusto, resistiu à crise [de 2008] com desempenho impecável , ou seja, essa institucionalização de processos que já existem se dá sob condições favoráveis de robustez de nosso sistema financeiro", completou o diretor de Regulação do Sistema Financeiro, Luiz Pereira da Silva.

O comitê se reunirá a cada dois meses. Segundo Silva, o comitê atuará para evitar problemas como os que ocorreram durante a crise financeira de 2008.

"É um aprendizado a mais da crise de 2008, de como é importante que os dois aspectos precisam andar juntos e serem muito bem conduzidos para que o pais tenha condições de enfrentar momentos de estresse", completou.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario