Breaking News

Ministério da Agricultura orienta produtores sobre seguro rural

Fonte: SEG Noticias

A importância do seguro rural, do zoneamento agropecuário e do monitoramento agroclimático para assegurar a competitividade sustentável da agricultura foi tema do debate que contou com a participação do diretor do Departamento de Gestão de Risco Rural (DGER) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Edilson Martins de Alcântara. A palestra ocorreu na última quarta-feira (4), durante a 18ª Feira Internacional da Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow).

O diretor participou do Fórum "Crédito, Seguro e Tecnologia: Desafios do Agronegócio Sustentável", que abordou a relevância do crédito, do seguro e da tecnologia como mecanismos de gestão de risco, indispensáveis para assegurar o crescimento da atividade e promover a estabilidade do produtor diante de dificuldades como catástrofes climáticas.

Segundo Alcântara, a prática do zoneamento agrícola de risco climático é uma forma de minimizar o risco de perdas, que interfere na contratação dos seguros. "Conseguimos esclarecer o que vem sendo realizado para apoiar o seguro agrícola e como é feita a subvenção do programa. O governo paga parte do prêmio para o produtor e estimula a proteção por meio de contratos com seguradoras e resseguradoras internacionais, que bancam o risco", disse.

A outra ação que o governo desenvolve para garantir estabilidade do seguro agrícola é a regulamentação da lei do Fundo de Catástrofe. De acordo com o diretor, não existe nenhuma experiência no mundo que não tenha uma participação do governo na subvenção do crédito agrícola.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario