Breaking News

Quando Menos É Mais! Glclér Regina

Perde-se muito tempo arrumando a bagunça da mesa, do armário, das gavetas, da casa, dos departamentos... O lixo é destruidor do tempo e do planeta. Menos é mais.

Se por um lado tempo é dinheiro, por outro nem todo o dinheiro do mundo pode comprar um momento de volta.
Penso que o sucesso mora no equilíbrio das pessoas, no melhor uso do seu tempo. A riqueza não traz felicidade e a pobreza muito menos.

Se aprendemos na matemática dos estoques a curva ABC quando poucos itens representam o maior valor, aprendemos com o economista italiano Vilfredo Pareto o seu princípio fundamentado como Lei 80/20.

Neste chamado "Princípio de Pareto" ele nos mostra estatisticamente algumas situações interessantes e que nos fazem pensar:
1. 80% do dinheiro do mundo pertence a 20% das pessoas
2. 80% das reclamações são feitas por 20% das pessoas
3. 80% do sucesso no trabalho é realizado por efetivos 20% das pessoas
4. 20% de suas ações é que são responsáveis por 80% dos seus resultados
5. 80% da bagunça numa sala de aula é feita por 20% dos alunos
6. 20% dos clientes são responsáveis por 80% das compras repetidas
7. 20% dos criminosos são responsáveis por 80% dos crimes cometidos

Será que você está precisando usar o princípio de Pareto em sua vida? Será isso apenas uma fantasia? Controle os 20% de bagunceiros da sala e você dominará a turma toda. Se a polícia agir nos 20% dos criminosos praticará um avanço sem igual.

Assim, 20% da leitura deste texto já lhe dará uma idéia do que fazer e de entender que menos é mais. Até na comida, sempre aprendi com minha mãe que antes um pouquinho de menos do que um pouquinho de mais.

Da mesma forma, 20% do que escolher para comer poderá lhe trazer problemas futuros de saúde. Ou seja, tudo que você escolhe e faz a seleção poderá lhe dar grandes benefícios extras.

Até no falar, Deus te deu dois ouvidos e uma boca. E se você for tratar com clientes e não ouvir bem (tem dois ouvidos) como poderá encantá-lo através de sua boca (palavras) com seus produtos ou serviços?

Ah! No início eu falei do lixo. Que coisa hein? Visitando o Japão percebi limpeza total e poucas lixeiras, e todas seletivas. O comércio é responsável por seu lixo que é recolhido de madrugada.

Outro dia numa fila de estrada percebo motoristas ultrapassando pela direita, jogando latas de cerveja e refrigerantes no asfalto... Lembrei-me do Luis Fernando Veríssimo que disse que quando isso acontece ele perde a fé no ser humano.

A riqueza é construída em momentos de ação e com muita educação. Essa é a verdadeira riqueza. Vamos educar nossos filhos. O sucesso não baterá a sua porta simplesmente. Não basta orar, é preciso ir ao encontro de Deus!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario