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Oportunidades do mercado em debate na Conseguro

Fonte: Funenseg - Seguro Em Pauta

No segundo e último dia da 5ª Conferência Brasileira de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (Conseguro), em Brasília, o presidente da Mongeral Aegon, Nilton Molina, falou sobre as oportunidades provenientes do potencial de crescimento do mercado de seguros de vida. Segundo ele, as apólices individuais equivalem a 1,9% do mercado de seguros brasileiro, ao passo que no Chile, representa 20,5%, na Venezuela, 34,1%, e no México, 53,6%. Molina coordenou o painel sobre o papel deste tipo de seguro e da previdência privada na futura sociedade brasileira, que teve como palestrante o presidente da LOMA, Limra e LL Global, Robert Kerzner.

Para Kerzner, adotar uma nova abordagem para comercializar produtos de previdência será o que definirá o sucesso deste mercado. Uma das maneiras seria o uso da internet como forma de se aproximar do público jovem, já que 80% deles utilizam redes sociais no Brasil. Fábio Lins, presidente da Prudential do Brasil, acrescentou que a fidelização dos clientes dos seguros de vida individuais é marcante e superior a de outros ramos, fato que compensa, no longo prazo, o alto custo inicial do produto para a seguradora.

Em outro painel, o presidente do banco Morgan Stanley do Brasil, sobre a regulação sob a perspectiva do consumidor. Durante a conferência, que aconteceu no Centro de Convenções Brasil 21, o executivo explicou que sempre que há uma crise financeira, como a de 2008, a reação intuitiva do regulador é resolver o problema de capital obrigando as empresas a aumentar as reservas, como um "colchão" para amortecer os impactos sobre o negócio. Mas, segundo ele, o melhor caminho não é esse, mas o de exigir que o esse capital de reserva seja proporcional ao risco a que a empresa está exposta, somo sugere o Solvência II.

Em dois dias de evento, a Conseguro reuniu lideranças e autoridades do setor de seguros, representantes do Governo Federal e parlamentares sob o tema "O Consumidor do Futuro".

O evento foi promovido pela CNSeg com apoio da Fenseg, Fenaprevi, Fenasaúde e Fenacap. Em 12 painéis foram abordados temas como microsseguros, expansão do acesso das famílias de classes C e D ao seguro, mudanças no perfil demográfico da população brasileira, novas regras de solvência, meio ambiente e o seguro de catástrofes.

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