Breaking News

SP: Zona Leste lidera roubo de carros

Fonte: Diário de São Paulo Online

A cada sete horas, um carro foi roubado em São Mateus. Apenas nos primeiros cinco meses deste ano, foram 523 casos em que criminosos agiram com violência para levar automóveis, uma média de 3,4 por dia, segundo dados oficiais da Secretaria da Segurança Pública. A capital registrou 15.543 casos no período. É no extremo Leste que fica a rua mais perigosa para os motoristas de São Paulo - a Avenida Ragueb Chohfi, onde 10% das ocorrências de São Mateus foram registradas. Dos dez bairros mais perigosos para motoristas, além de São Mateus, outros três estão na Zona Leste: Parque São Lucas, Sapopemba e Vila Rica. No segundo e terceiro lugar do ranking das ruas com mais ocorrências também estão endereços da região: Travessa Somos Todos Iguais, no Jardim da Conquista, e Rua Confederação dos Tamoios, no Jardim Iguatemi. Para José Carlos Oliveira, da Fenseg (Federação Nacional de Seguros Gerais), a publicação desses números ajudará as empresas do setor no cálculo de suas apólices e determinará diferenças nos preços cobrados em algumas localidades.

"As seguradoras poderão fazer análises mais precisas", explicou. A Zona Leste já possui uma das taxas de seguro mais caras. Segundo levantamento do Sindseg (Sindicato das Seguradoras de São Paulo), o valor cobrado na Vila Matilde, por exemplo, chega a ser até 50% mais caro que nos bairros da Zona Norte ? uma das regiões com a menor incidência de roubos. foto: Lawrence Bodnar/Diario de SP Carros populares são os mais roubados pela facilidade de venda e aceitação no mercado automobilístico Preferidos/ Os carros mais vendidos são sempre visados pelas quadrilhas. "Eles têm uma maior aceitação e são mais fáceis de comercializar", disse Fernando Ferrara, diretor do CNVR (Cadastro Nacional de Veículos Roubados). Volkswagen Gol é o modelo preferido dos ladrões de carro. "Além dos carros, percebemos aumento no roubo de motos, usadas principalmente em assaltos", disse o capitão Emerson Massera, porta-voz da Polícia Militar.

O crescimento desse crime reflete também nos latrocínios (roubo seguido de morte). Até maio, 146 pessoas morreram assim. No primeiro semestre de 2010, foram 136 casos. A maior parte ocorreu ocorrem durante roubos de automóveis. Na próxima semana, a Polícia Militar iniciará uma operação específica para combater o latrocínio em todo o estado. Vários fatores determinam preço do seguroPara calcular o valor do seguro de um automóvel as companhia não se baseiam apenas nos índices de roubos e furtos da região onde mora o segurado. O que conta - e ajuda a manter o preço estável mesmo em bairros de alta criminalidade - é a idade do motorista, o sexo, experiência em apólices anteriores, estado civil, modelo e ano do carro e local de pernoite. 13 milhões de automóveis contrataram algum tipo de seguro no país Levantamento individualCada seguradora elabora a sua estatística em relação à área de maior incidência de roubos e furtos de veículos e modelos mais visados.

Esses dados são diferentes dos oficiais porque se baseiam na cartela de clientes. Reagir em roubo é perigoso Os latrocínios ocorrem, em sua maioria, quando a vítima reage. Por isso, se for assaltado, não faça gestos que possam ser interpretados como reação. Ligue para o 190, dê a placa do carro e vá até a delegacia.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario