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Allianz Seguros é a seguradora oficial da Casa Cor Amazonas

Fonte: A Crítica - Manaus

Líder no mercado de seguros vai participar da maior mostra de arquitetura e decoração da América Latina, A CasaCor

Para Thiermann, ainda há muito espaço para crescer em todos os segmentos
 (Divulgação/Allianz)


Líder de mercado em vários segmentos, a Allianz Seguros é a seguradora oficial da Casa Cor Amazonas e dos outros 14 eventos estaduais da maior mostra de arquitetura e decoração da América Latina. A seguradora aproveitou o crescimento econômico da capital amazonense - sexto maior PIB entre as capitais brasileiras e uma das sedes da Copa de Futebol de 2014 - para se instalar em Manaus. A proposta da empresa é incrementar sua participação no Norte do País, que vive uma expansão acima da média nacional no mercado de seguros. Em 2010, o setor cresceu 22% na região, enquanto o País registrou alta de 17%.

De acordo com o presidente da companhia, Max Thiermann, a seguradora visa consolidar a marca em Manaus, buscando comercializar todos os produtos da carteira de seguros, que vão de A a Z, como diz o slogan da empresa. Este é o segundo escritório no Norte, já que a organização conta com uma filial em Belém (PA) e representações que atendem Rondônia e Acre.

“Também projetamos aportes em relacionamento e treinamento com corretores, ações de marketing, como o anúncio do seguro oficial da Casa Cor, e de publicidade”, destacou Thiermann.

O presidente lembra que além da Copa em Manaus, o crescimento da economia local impulsiona o setor, e haverá grandes oportunidades de negócios para as seguradoras. “Vale destacar as obras que se destinam à mobilidade urbana, assim como a melhoria e ampliação das malhas viária e aérea, além da expansão da rede hoteleira na capital amazonense”, diz o executivo.

Ele destaca que o Brasil não é foco apenas de mega eventos esportivos, mas também corporativos, de entretenimento, de sustentabilidade e de congressos. A Allianz, por exemplo, foi a seguradora que emitiu o contrato da apólice do show do cantor Paul McCartney no Brasil, em 2010.

Outra frente da Allianz será aproveitar o aquecimento do mercado local para intensificar a atuação em seguro de automóvel. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito no Amazonas (Detran-AM), 516 mil veículos circulam em Manaus, a maior frota do Norte.

Segundo Thiermann, a companhia também vai focar na oferta de seguro residência e de condomínio, já que a cidade intensificou seu crescimento vertical nos últimos anos. Nesta carteira, a Allianz ocupa o primeiro lugar no ranking nacional e, mesmo antes de chegar oficialmente à região, a companhia mantinha negócios na área de construção civil, por meio da carteira de riscos de engenharia, com suporte da filial Belém (PA) e da matriz, em São Paulo.

“Queremos também aproveitar o potencial com a comercialização de seguro de vida, já que é um produto que normalmente é contratado pelas empresas. A capital amazonense conta com cerca de 450 empresas em potencial para esse tipo de apólice”, disse o presidente da Allianz.

Com o aumento do poder de compra da população, o mercado presenciou nos últimos dois anos, principalmente, a maior demanda por seguros, sejam eles atrelados aos eletroeletrônicos ou ao automóvel. Mais de 30 milhões de pessoas ascenderam socialmente na última década, permitindo ao mercado de seguros crescer em médias acima do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com o presidente da Allianz, Max Thiermann, o mercado de seguros está cada vez mais desenvolvido, mas ainda há muito espaço para crescer em todos os segmentos. O setor é responsável por 3,6% do PIB, sem considerar saúde suplementar. Com esse segmento, a participação salta para mais de 5%. Em mercados mais maduros, como a Inglaterra, o percentual chega a 13% do PIB.

E o setor está sabendo aproveitar o bom momento da economia, ofertando tanto seguros para as classes D e E, como para os grandes negócios nacionais. “É claro que a concorrência está aumentando cada vez mais. Mas isso é saudável e quem melhor se beneficia é o consumidor. Automóvel certamente será um dos ramos que mais vai provocar a concorrência entre as seguradoras”, disse o CEO da Allianz.

O setor de seguros gerais, saúde, previdência e títulos de capitalização deve ter em 2011 o melhor ano de sua história, segundo Thiermann. A projeção é de que os prêmios totais cresçam 12% e superem os R$ 200 bilhões, um recorde, baseado em informações da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg). Somente em seguros gerais, a estimativa é de que o faturamento seja de R$ 41,3 bilhões.

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