Breaking News

BB & Mapfre prevê expansão

Fonte Diário do Comércio - MG

Segunda maior seguradora do país deve faturar R$ 9,2 bi em 2011 .

São Paulo - O Grupo BB & Mapfre, que começou a operar formalmente em conjunto no dia 1º de julho, deve fechar 2011 com prêmios totais de R$ 9,2 bilhões, 7% acima dos prêmios das duas empresas registrados em 2010. A partir de 2012, o Banco Postal deve ser mais um canal de venda para as apólices do grupo, segundo disse Roberto Barroso, presidente de uma das holdings, que participou ontem de entrevista coletiva à imprensa para anunciar o início das operações. O BB venceu a licitação dos Correios e terá o direito de operar a rede a partir de janeiro.

O acordo que criou a BB & Mapfre, segunda maior seguradora do Brasil, teve uma reorganização societária e o número de seguradoras de cada grupo foi reduzido de 14 para seis empresas, todas controladas pelas duas holdings. A Mapfre tinha 11 seguradoras e o BB outras três, operações que foram consolidadas em seis empresas, três sob o guarda chuva de uma holding e as outras três na outra holding. Essas seis empresas podem ainda ser reduzidas para quatro companhias nos próximos meses, decisão que ainda está sendo avaliada, segundo Barroso.

"A consolidação das seguradoras foi uma forma de simplificar a operação e ainda reduzir a necessidade de capital extra", disse Barroso. Pelas novas regras da Superintendência de Seguros Privados (Susep), quanto mais seguradoras e ramos de atuação um grupo tem, mais capital precisa para fazer face ao risco.

O acordo foi assinado em maio do ano passado, dentro da estratégia do BB de reestruturar todas as suas operações de seguro para aumentar as receitas e os ganhos com o segmento. "Já estamos trabalhando há 12 meses em conjunto, estruturando sistemas, processos e tecnologia", disse Barroso. O balanço do primeiro semestre já vai mostrar as operações consolidadas.

A BB & Mapfre descartou expandir atuação em um primeiro momento e não vai trabalhar na área de saúde, segundo Marcos Eduardo Ferreira, presidente da holding que cuida das áreas de automóveis, seguros gerais e parcerias. No processo de reestruturação, o BB vendeu sua seguradora de saúde para a SulAmérica.

As decisões estratégicas serão tomadas em conjunto. O conselho de administração terá oito pessoas, quatro do BB e quatro da Mapfre. A presidência será da Mapfre quando o conselho for avaliar operações de uma das holdings. Já quando for avaliadas as estratégias na outra holding, a presidência será indicada pelo banco. " como se tivéssemos dois conselho, uma para cada holding, mas na prática muda apenas o presidente", disse Barroso

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario