Breaking News

Brasil envia à Bolívia hoje lista de quase 4 mil carros roubados

Fonte: Valor Econômico

O Brasil envia hoje ao governo boliviano uma lista com quase 4 mil veículos que foram roubados ou furtados no Brasil e que estão circulando na Bolívia. Com isso, autoridades brasileiras esperam evitar a legalização desses veículos. A Bolívia abriu em junho um polêmico processo para regularizar carros que não têm documentos.

Além do governo, as seguradoras que operam no Brasil também estão diretamente interessadas em impedir que esses veículos sejam beneficiados pela nova lei.

A Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg) já se ofereceu para enviar uma equipe de peritos à Bolívia, para ajudar a identificar mais carros que possam ter sido roubados no Brasil.

A lista brasileira será levada pelo embaixador do Brasil em La Paz, Marcel Biato, ao Ministério das Relações Exteriores da Bolívia, informou a embaixada brasileira.

A lista tem 3.926 veículos e foi elaborada pela Polícia Federal com base no cruzamento dos dados de carros roubados e furtados no Brasil desde 2000 com informações transmitidas por La Paz.

Países vizinhos criticaram a nova lei. Dizem que carros roubados em seus territórios e desviados para a Bolívia poderiam ser indevidamente regularizados. A Bolívia se defende dizendo que a lei veta a regularização de carros roubados.

É provável que muitos dos donos bolivianos dos quase 4 mil carros do Brasil não levem adiante seu pedido de regularização, temendo que os veículos sejam apreendidos. A diplomacia brasileira crê, no entanto, que o processo facilitará o trabalho da polícia de recuperação desses carros.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario