Breaking News

De cada quatro vítimas de acidentes, três são homens

Fonte: Jornal do Commercio

De cada quatro vítimas de acidentes no trânsito nas ruas e estradas brasileiras, apenas uma é do sexo feminino. É o que indica levantamento feito pela Seguradora Líder, responsável pela administração do consórcio de seguradoras que operam no seguro obrigatório de veículos (Dpvat). De acordo com o estudo, baseado em indenizações pagas no primeiro semestre deste ano, 76% das vítimas eram homens.

A seguradora pagou 165.111 indenizações até junho, o que representa uma média diária de 917 registros, ou 38,2 a cada hora. Desse total, a grande maioria (65%) foi destinada a pessoas que ficaram inválidas após o acidente. Além disso, 16% indenizaram as famílias de motoristas, passageiros ou pedestres mortos e 19% cobriram as despesas médicas e hospitalares.

Os motociclistas são as principais vítimas de acidentes: 66% do total. A frota de automóveis, apesar de concentrar 61% do total de veículos em circulação no País, representou 49% das indenizações pagas por morte, enquanto as motocicletas – 27% da frota nacional – geraram 37%.

A grande preocupação da diretoria da Seguradora Líder, agora, é o elevado número de ações judiciais e a ação de terceiros no processo de pedido das indenizações. “Queremos reduzir os sinistros judiciais e, principalmente, a ação dos atravessadores. A nossa intenção é fazer com que 100% do valor das indenizações fiquem com as vítimas ou seus familiares”, afirma o presidente da companhia, Ricardo Xavier.

Ele lamenta o fato de o grande número de acidentes nas estradas não causar no Brasil uma “comoção tão intensa” quanto a que ocorre nos sinistros envolvendo aeronaves.

Segundo Ricardo Xavier, a gravidade da situação brasileira pode ser medida pelos números do seguro Dpvat. “No primeiro semestre, pagamos, em média, 2,5 indenizações a cada minuto. Em valores, foram R$ 1,1 bilhão. No ano, deverão ser R$ 2,5 bilhões”, comenta.

Na avaliação do presidente da Seguradora Líder, esse quadro pode se agravar ainda mais, em razão do aumento expressivo da frota de motocicletas que circulam pelas ruas e estradas brasileiras.

Além disso, é esperado um aumento da demanda na Região Nordeste, que hoje responde por 26% do total de indenizações pagas. Isso porque a Seguradora Líder firmou acordo com os Correios para atender vítimas de acidentes e familiares em suas agências no Ceará, Maranhão e Piauí.

Atualmente, do total de indenizações pagas no País, 18% têm São Paulo como destino, o que representa exatamente a soma dos valores destinados às Regiões Centro-Oeste (10% do total) e Norte (8%).

Minas Gerais é o segundo estado em número de indenizações (10%), seguido por Rio de Janeiro e Paraná (ambos com 7%).

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario