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Empresas de seguro-viagem estão de olho nos idosos

Fonte: Jornal do Comércio - PE

A imagem estereotipada do idoso como um doente que arrasta uma pantufa pela casa fica cada vez mais para trás. Pelo menos no setor turístico, aumenta no Brasil o número de pessoas acima de 60 anos que deixam o conforto do lar para ganhar o mundo. Arrumam as malas e acham que a vida ainda vale, sim, muito a pena.

De olho nesse grupo, empresas que operam os planos de assistência a viagem aprimoram, a cada dia, a atenção aos produtos voltados à terceira idade. Como os convênios médicos, os valores dessas coberturas aumentam em proporção às faixas etárias, é verdade, mas vão justamente no foco de quem mais precisa de cuidados na hora de deixar o aconchego do lar rumo a um destino no exterior ou mesmo dentro do País.

No geral, até os 70 anos os planos não diferenciam o atendimento por idade. O que é de praxe, no entanto, é que acima disso, as tarifas costumam subir geralmente ganham 50% de acréscimo no valor base de cada produto.

Dependendo da empresa, a cobertura também é incrementada, como nos planos especiais. Mas pode acontecer o contrário. O MIC, cartão de assistência para viagem associado ao grupo Coris Internacional, por exemplo, diminui a cobertura em 50%, incluindo assistência médica, para quem tem mais de 81 anos e deseja contratar um de seus planos. A vantagem é que eles atendem a essa faixa etária, o que não acontece com todas as empresas. Nessa faixa, também são acrescidos 50% do valor do plano, como acontece com os viajantes entre 70 e 80 anos.

Outra empresa que vem apostando nesse nicho do mercado é a Travel Ace Assistance. Recentemente, ela criou a assistência Plus, que além de todas as coberturas triviais, inclui seguro por morte acidental, invalidez permanente, cancelamento e interrupção de viagem para clientes com idade entre 70 e 80 anos.

Segundo Danilo Moreira, gerente de marketing da Travel, a diferença desse plano é que ele conta também com seguros, que no geral não são inseridos nas assistências das companhias. Nesse caso, a assistência passa não apenas por serviços de saúde, mas ainda por auxílio em caso de perda ou furto de bagagem, e/ou cartões de crédito. Pelo Plus, a empresa não atende passageiros maiores de 80 anos, mas oferece outras opções para esse grupo.

A qualidade de vida aumentou. Os idosos estão mais sadios e ativos, com muita vontade de fazer mais coisas , atesta Danilo. Os planos costumam oferecer assistência a viagens dentro e fora do País, feitas em transporte aéreo, náutico e terrestre. Para turismo internacional, as empresas possuem cobertura em dezenas e até centenas de países. Ou seja, existe hoje em dia a possibilidade de viajar com mais segurança e tranquilidade pelo mundo inteiro. Seja lá qual idade o turista tiver.

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