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Representante do Sincor-SP, Leônico de Arruda, visita Arujá

Fonte: Jornal da Cidade de Arujá

Na manhã desta quinta-feira, 07, Leôncio de Arruda, segundo vice-presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor-SP) e sócio-presidente da empresa Univida Seguro de Pessoas, realizou uma visita à Arujá.

Acompanhado por seu sócio na Univida e coordenador da Comissão de Vida e Previdência no SINCOR-SP, David do Nascimento, ele participou, na sede da empresa Marraf Corretora, de uma reunião com representantes de seguradoras da cidade.

Leôncio destacou que a visita é um primeiro passo para fortalecer o setor de seguros em Arujá. "Queremos trazer para Arujá o programa Cultura de Seguros onde basicamente nós vamos até os empresários explicar o conceito de seguro, sem fazer venda, é uma questão institucional. Vamos fazer um bate-papo de cerca de duas horas explicando o conceito de seguro".

O Sindicato também pretende fazer uma campanha mais ostensiva junto à Polícia Militar em relação ao Seguro Obrigatório DPVAT, que é um direito do cidadão.

Outra proposta é trazer cursos para os corretores da cidade e a certificação digital. "É um pacote de assuntos que nós vamos trazer através da Univida Seguro de Pessoas e do Sindicato. Pretendemos oferecer cursos, a certificação digital, além da campanha institucional e da cultura de seguro obrigatório envolvendo polícia, população, empresários da cidade, associação comercial e demais entidades do município", explicou.

Leôncio esclareceu que o setor de seguros em Arujá e região cresce de 12% a 15% ao ano, bem acima da média do mercado que é de 5% a 6% ao ano. "Como Arujá está crescendo e o número de seguros na cidade e na região vem aumentando acima de média, a nossa preocupação é pegar os corretores que têm aqui e mostrar as opções de seguros disponíveis no mercado que não estão sendo comercializadas na região. Queremos mostrar a capacidade que existe e ajudar esses corretores de seguros a se projetarem, tanto no âmbito da Univida Seguros de Pessoas, quanto no âmbito do Sincor-SP".

Os representantes do Sincor destacam que a intenção é também conscientizar a população sobre o direito do Seguro Obrigatório DPVAT. "Queremos falar mais de seguro para a população. Quando as pessoas conhecem um pouco mais sobre o assunto acabam se interessando".

Segundo Leôncio, o intuito é dar início a este pacote de projetos em Arujá neste segundo semestre de 2011. "Não queremos perder o bonde. Já que a cidade está crescendo vamos crescer juntos".


Dicas sobre seguros




Em entrevista exclusiva ao Diário Jornal da Cidade de Arujá e Região, Leôncio de Arruda transmitiu algumas orientações que podem auxiliar as pessoas na escolha do seguro.

Ele esclareceu, entre outras coisas, a razão que leva o preço do seguro de veículos ser mais caro. "Por exemplo, Arujá está próximo a uma rodovia, com rota fácil a fuga no caso de roubo de veículo. Claro que isso acaba onerando um pouco o valor do seguro. Digamos que é similar ao preço do seguro de um carro que é da Zona Leste de São Paulo. Como o seguro é feito através da análise do segurado, avaliando onde ele está, quem ele é, se tem filhos menores ou não, onde mora e onde ele trabalha, o valor é baseado no perfil dele e essas informações interferem no custo".

Ele destacou o caso da cidade de Americana, no interior de São Paulo, onde o valor do seguro de automóvel é menor, apesar da cidade ser maior que Arujá. "Americana tem portão para entrar e sair da cidade. Quando a cidade tem cancela na entrada e saída você obriga os veículos a passarem por ali e tem como avisar imediatamente a polícia e conseguir localizá-lo. Arujá tem várias saídas e ainda tem a Dutra para fugir. Mas, se houver monitoramento eletrônico de segurança, com certeza o custo deste seguro vai baixar pois será possível averiguar por onde o veículo passou, além de inibir a criminalidade".

A primeira dica de Leôncio para quem busca contratar um seguro é contar com os serviços de um corretor. "Como os seguros não são tabelados e cada seguradora tem um preço, a primeira dica é a pessoa procurar um corretor porque o corretor trabalha com todas as seguradoras do mercado. Ele tem condições de pesquisar. Se a pessoa procurar um banco ou apenas uma marca, com certeza ele vai levar o produto que está na prateleira".

A segunda orientação é o cliente não mentir ao preencher o formulário de perfil. "Quando o segurado preenche aquele formulário da proposta de seguro, pode parecer chato, mas é ele quem determina o custo do seguro. A tendência é mentir, esconder que tem um filho de 19 anos. Todos sabem que o jovem encarece o seguro e a pessoa acima dos 35 anos barateia o seguro".

Leôncio enfatiza que cada detalhe do perfil altera o preço e quem pode ajudar nessa hora é o corretor. "Tanto faz se é empresa ou pessoa física. Não estou puxando sardinha para os corretores, mas contar com os serviços de um corretor pode baixar o preço do seguro e ainda garante que a pessoa contratará o seguro certo. Muitas vezes a pessoa contrata o seguro mais barato e na hora do acidente acaba pagando caro".

E completa. "O corretor de seguro não é obrigatório, ele é necessário. Ele vai pesquisar no mercado não o seguro que a pessoa quer, mas o que ela necessita".

Ele explica que uma das dúvidas mais frequentes é quanto à escolha do seguro. Qual escolher: o mais barato ou o mais caro?

"Depende do tipo de seguro que você vai contratar. A maioria dos seguros tem uma lógica de cálculo. O seguro de automóvel é o único que não tem uma lógica neste sentido porque depende da experiência de cada seguradora. Às vezes, uma seguradora tem o modelo Gol como o mais roubado e a outra tem o Palio, então ela encarece o seguro daquele veículo. Os outros seguros mais ou menos se nivelam, mas quando se faz a análise do risco não tem tabela. Cada uma tem um preço. O importante é destacar que somente um corretor pode te auxiliar na escolha do seguro mais adequado ao seu perfil", conclui.


Sobre Leôncio de Arruda


Além de ser 2º vice-presidente da Sincor-SP, Leôncio de Arruda é também 1º Delegado da Federação Nacional dos Corretores de Seguros, Capitalização e Previdência (FENACOR).

Ele apresenta o Programa Seguro, transmitido todos os domingos, às 20h00, na TV Gazeta, onde explica que o mercado de seguros não é nenhum bicho-papão e tira as dúvidas dos entrevistados. Leôncio também faz uma participação no programa Todo Seu, de Ronnie Von, esclarecendo questões sobre seguros. Por seu trabalho, ele recebeu o prêmio de Comunicador do Ano no mercado de Seguros 2010.

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