Breaking News

Acreditação de planos de saúde

MARCIO CORIOLANO
Presidente da Bradesco Saúde e da Mediservice

A maioria das pessoas já deve ter lido em embalagens ou ouvido falar do enquadramento de produtos às normas do sistema universal ISO, atestado por entidades classificadoras. Na área de saúde, a avaliação que confere o atestado de excelência no atendimento é chamada de acreditação. Trata-se de um sistema global de avaliação e certificação da qualidade de instituições de saúde, de caráter voluntário e sujeito a reavaliações periódicas.

As normas em saúde foram fixadas pela Joint Comission International (JCI). Desde 1998, a JCI é representada no Brasil pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), instituição não governamental, com vasta experiência, o que dá às empresas avaliadas um selo de reconhecimento internacional. O CBA fez a primeira acreditação de hospitais de excelência no país. E foi também pioneiro no desenvolvimento de metodologia de avaliação externa internacional, a acreditação para planos de saúde no país. Para tal, a entidade desenvolveu o Manual de Padrões de Acreditação do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA/JCI).

Até então, o processo de Acreditação só era utilizado para serviços de saúde, como hospitais, serviços de diagnóstico e de transporte médico, ambulatórios, centros de atenção primária, entre outros. O processo consiste em verificar se as práticas da organização relacionadas à gestão e ao relacionamento com clientes e à rede de prestadores de serviços - médicos, clínicas, serviços de diagnóstico, serviços de transporte médico, laboratórios e hospitais - atendem a elevados padrões, tendo como principal foco a saúde dos usuários.

Segundo dados da ANS, as operadoras de planos de saúde suplementar reúnem 61,9 milhões de usuários, promovendo importante ação complementar ao SUS. Nesse total, os beneficiários de planos coletivos, contratados, sobretudo, por empresas, passam de 47 milhões. Com o crescimento da economia e a formalização do emprego, esse será, sem dúvida, um dos segmentos de maior expansão no país.

A regulamentação do mercado de saúde suplementar está completando 12 anos. Com a padronização do sistema, as operadoras passaram a atuar de maneira muito semelhante, diferenciando-se pela qualidade dos serviços prestados aos consumidores. O consumidor, por sua vez, não busca só mais um plano de saúde, mas um serviço de qualidade, o melhor atendimento possível, a informação mais correta, o atendimento ético, atributos não restritos do ponto de vista de cobertura.

O consumidor está cada vez mais exigente e cabe às empresas atender essa demanda e prestar o melhor atendimento possível. A acreditação proporcionará um vínculo maior com os usuários, sempre mostrando quais são os seus direitos, na relação com a seguradora e com a rede referenciada. É um novo paradigma.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario