Breaking News

Basquete: seguro de atletas da seleção brasileira não foi pago

Fonte: Folha de São Paulo

A seleção brasileira masculina de basquete está há mais de um mês reunida, mas o técnico argentino Rubén Magnano jamais pôde contar com todos os jogadores em treinamentos e amistosos.

O armador Rafael Luz, o ala Augusto Lima e o pivô Paulão Prestes não podem participar dos treinamentos com a mesma intensidade dos demais porque a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) não pagou o seguro a seus clubes. Os três atuam no Unicaja, da cidade de Málaga (Espanha).

Capitão da equipe, o armador Marcelinho Huertas, peça importante no grupo de Magnano, também tem estado ausente dos treinamentos e jogos porque está se transferindo do Caja Laboral, do País Basco, para o Barcelona.

O valor do seguro será cobrado em cima do contrato que assinará com o clube da Catalunha. O armador pediu para que a negociação, que ainda não foi finalizada, não fosse divulgada no Brasil.

O seguro deve ser feito pela confederação com o clube ou diretamente com uma seguradora. Ele só é acionado quando o atleta se contunde a serviço da seleção. Se isso ocorrer, a companhia paga seus salários até ele estar apto a voltar às quadras.

Há diferentes versões para o não pagamento do seguro dos jogadores brasileiros. Segundo Vanderlei Mazzuchini, diretor de seleções, o Unicaja só cobrou pelos Seguros depois do início dos treinamentos, em 4 de julho. "Está tudo dentro do previsto, mas é complicado eles ficarem de fora dos jogos."

De acordo com Luís Martín, agente de dois dos atletas, o time demorou a receber o fax com a convocação.

Na versão de André Alves, diretor técnico da CBB, o processo corre normalmente desde o início da preparação, mas a demora se deu por problemas na seguradora. O valor a ser pago não foi revelado. Entre os atletas da NBA, a CBB costuma pagar até R$ 48 mil por seguro.

No Pré-Olímpico, que começa no dia 30, Tiago Splitter é o único representante de um time da liga dos EUA. Segundo a confederação, seu seguro já está garantido. Os demais jogadores da NBA pediram dispensa ou foram liberados da seleção.

A CBB afirma que o problema dos espanhóis será resolvido ainda hoje. O time disputará dois amistosos contra o México, em São Paulo: depois de amanhã, na Hebraica, e sábado, no Paulistano.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario