Breaking News

FenaPrevi cria proposta de plano misto entre previdência e saúde

Fonte: InfoMoney

A FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida) apresentou na última quarta-feira (24) uma proposta para a criação de um novo produto que contemple previdência privada e plano de saúde.

Apresentada durante o 2º Encontro Nacional de Atuários, a proposta deve ter os moldes de um plano de previdência privada, do tipo VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres), mas no qual o usuário possa usar parte do benefício, com isenção fiscal, para o pagamento do plano de saúde. A escolha de qual percentual seria usado para a saúde seria do próprio usuário. “Por que não utilizarmos o expertise de VGBL e PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) que temos no financiamento da saúde suplementar?”, indaga o diretor-executivo da FenaPrevi, Luiz Peregrino, conforme o portal Viver Seguro, da CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais).

De acordo com o diretor-executivo, a parte da poupança utilizada para o plano de saúde terá isenção fiscal, para que seja atrativa. Caso o usuário opte por destinar os benefícios para outros fins que não a saúde ou então sacar a poupança, ele terá de pagar Imposto de Renda sobre os ganhos e rendimentos. “A única solução para os desafios aqui mostrados é criar algum mecanismo para incentivar a poupança do indivíduo no período em que sua renda supere os gastos com consumo e saúde”, explica.

Durante a participação de Peregrino no Encontro, o diretor-executivo da FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), José Chechin, afirmou que o melhor caminho é incentivar a poupança das pessoas em idade produtiva. “Estamos atrasados nesses ajustes previdenciários para fazermos frente ao envelhecimento da população”, completa.

Projeções

Segundo Peregrino, para a população de 2040, os gastos médios per capita em saúde, com valores de hoje, sem considerar o aumento dos preços dos serviços médicos, devem aumentar dos atuais R$ 2.567 para R$ 3.614. O aumento previsto leva em conta apenas as mudanças na estrutura demográfica, com o envelhecimento da população.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario