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Mãos de fadas na prestação de serviço do seguro de automóvel

Fonte: Revista Cobertura

Para agregar ainda mais valor ao atendimento oferecido ao público feminino, crescente na carteira de auto das seguradoras, Escola Nacional de Seguros cria o primeiro curso exclusivo de vistoria para mulheres

Por Carol Rodrigues

Exigentes, detalhistas, ocupadas e formadoras de opinião, as mulheres adquiriram uma atenção especial das seguradoras. Elas têm serviços exclusivos que, em alguns casos, se tornaram tendência ao ponto de serem oferecidos também ao sexo oposto. Mais prudentes ao volante em comparação com os homens, também chegam a obter descontos compensadores na renovação da apólice do automóvel.

Diante desse cenário, dois fatores incentivaram a Escola Nacional de Seguros a montar um curso de Vistoria Automotiva para Mulheres, o primeiro da instituição exclusivamente voltado para esse público. Segundo Sônia Regina Ribas, coordenadora de Ensino São Paulo da Escola (foto), são eles o número crescente de mulheres no setor, observado pelos próprios cursos, e o aumento do número de motoristas do sexo feminino.

“Quando levamos o carro para uma vistoria somos atendidas por homens. Não entendemos de carro e tampouco conhecemos o linguajar utilizado por eles que, às vezes, fazem questão de utilizar termos e nomes de peças que desconhecemos. A partir disso, pensamos no quanto seria agradável levar o carro a uma vistoria, ou até mesmo após um sinistro, e ser atendida por outra mulher”, relata Sônia.

Embora não tenha dados, a entidade estima que o número de mulheres em atuação na prestação de serviço na área de automóvel é insignificante frente à quantidade de homens. “Se conseguirmos formar mão de obra feminina para esta área, será um grande diferencial para as seguradoras”, observa.

A cidade de São Paulo receberá o curso-piloto com duração de 60 horas no dia 19 de setembro, que será realizado as segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h15, até 9 de novembro, com o investimento de R$ 850. “O curso não será somente teórico, inclui visitas técnicas às oficinas para que elas conheçam o trabalho”, acrescenta a coordenadora da instituição, cuja proposta vai ao encontro do fato de o mercado já direcionar seguros para este público.

Elas ditam tendências

A Chubb Seguros é umas das companhias que investe em um seguro automóvel com características essencialmente femininas. Com a peculiaridade de ser uma companhia atuante no segmento Premium, um dos desafios foi incrementar o pacote de benefícios agregados já oferecidos na apólice de seguro automóvel. Hoje, os serviços lançados no Auto Mulher, a partir de uma pesquisa com as seguradas da companhia em 2009, estão consolidados.

Como conta a diretora de Personal Lines da Chubb, Priscilla Magni (foto), o desenho do seguro atende o perfil da mulher moderna que tem filhos, preocupa-se com a estética e administra a vida pessoal e a empresarial. Por isso, o seguro oferece três coberturas que vão ao encontro deste propósito, assistência nutricional, baby sitter e bens deixados dentro do veículo.

“Uma curiosidade é que a cobertura para bens deixados dentro do veículo causou ciúmes entre os homens e, hoje, liberamos a contratação para eles”, comenta Priscilla.

Segundo a executiva, entre os serviços mais utilizados pelas seguradas, que representam cerca de 40% da carteira de auto da companhia, estão os inclusos na apólice tradicional - acompanhante anjo da guarda e táxi - e assistência nutricional e baby sitter.

Outras seguradoras também possuem apólices exclusivas para mulheres. O Porto Seguro Auto Mulher oferece vantagens como táxi para emergências, serviço de instalação de quadros e cortinas, além de assistências especiais na manutenção do veículo. Inclusive, a companhia oferece às suas seguradas, periodicamente, um curso de mecânica. Já o Bradesco Seguro Auto Mulher conta com serviços como Central de Atendimento exclusiva e envio de táxi para transporte até a residência em caso de pane ou acidentes dentro do município. O Auto Mulher SulAmérica possui benefícios como acionamento ilimitado do serviço de troca de pneus, descontos em itens de segurança no veículo e a opção de contratar a franquia zero no primeiro sinistro.

Em vez de preço, serviço

A experiência na corretagem de Cássia Del Papa, vice-presidente do Sincor-SP (foto), permite afirmar que há diferenças entre comercializar seguros para o público feminino e o masculino.

Ela observa que quando a consumidora recebe o cálculo do seguro analisa serviços oferecidos e qual é a seguradora. “Elas não focam somente o preço, pois também querem saber se tem um bom guincho, a assistência residencial, que para elas é importante, e o carro reserva porque elas não gostam de ficar sem carro”, enumera a corretora, sobre os itens observados pelas mulheres no momento de contratar um seguro.

Segundo Cássia, em sua corretora o aumento do ingresso de mulheres na carteira de clientes de seguro automóvel teve início há cerca de três anos. Hoje, o público feminino já representa 40%, número que possui tendência de crescimento, de acordo com a corretora. “A mulher está no mercado de trabalho e tem seu próprio carro. Observo que as filhas das clientes da minha carteira ao completarem 18 anos já ganham carro, antigamente eram só os filhos”.

A vice-presidente do Sincor-SP ressalta a importância da movimentação das seguradoras em possuírem produtos que atendem especificamente a essas necessidades. “Mesmo quando a mulher não é a condutora do carro, é ela quem decide onde o seguro do marido será feito”, diz Cássia, ao lembrar que, no geral, mulher gosta de ser atendida por outra mulher.

Outra peculiaridade deste público é o nível de exigência em relação à qualidade no atendimento. “A mulher realmente utiliza a apólice, lê e conhece as coberturas e, consequentemente, questiona mais. Por isso, o corretor tem de estar preparado”.

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