Breaking News

Os 40 anos da Funenseg

Fonte: O Estado de São Paulo

Presente em todo o território nacional, a Escola Nacional de Seguros vem contribuindo para a profissionalização de corretores de seguros ao longo de sua história

Antonio Penteado Mendonça - O Estado de S.Paulo

Na terça-feira passada aconteceu no Rio de Janeiro a festa pelos 40 anos da criação da Funenseg - Escola Nacional de Seguros.

Foi uma festa merecida. Não porque ao longo de sua história a Funenseg tenha sempre sido um exemplo de belas virtudes, mas porque, hoje, ela cumpre sua função de forma eficiente, oferecendo ao setor de seguros programas de treinamento capazes de formar profissionais bem preparados.

Além disso, 40 anos, num país como o Brasil é uma marca importante na vida de qualquer organização.

Apenas uma minoria chega nela. E uma minoria menor ainda pode se vangloriar de, aos 40 anos, estar em plena forma, oferecendo sua contribuição para melhorar a nação.

A Escola Nacional de Seguros começou com um vício de origem grave. Como pelos estatutos, a sua direção deveria ser alternada, com representantes dos seguradores sendo substituídos pelos representantes dos corretores de seguros, durante um bom tempo ela foi mal gerida, alvo que era das disputas políticas de seus dirigentes.

Como não poderia deixar de ser, esta situação acabou por macular sua história.

E só alguns anos atrás foi que ela passou por um profundo processo de profissionalização, que lhe modificou o perfil e a transformou numa escola eficientemente capacitada a treinar a mão de obra exigida pela atividade seguradora, oferecendo pessoal qualificado para seguradoras, corretores de seguros, prestadores de serviços e, mais recentemente, resseguradores.

Com atuação em todo o território brasileiro, a Escola Nacional de Seguros está presente inclusive nos Estados nos quais a penetração da atividade seguradora ainda é muito baixa, o que inviabilizava a formação de mão de obra qualificada, por falta de interesse econômico dos donos de escolas profissionalizantes.

Com sua presença direta, ou em parceria com agentes locais, a Escola Nacional de Seguros vem democratizando o ensino do seguro, abrindo novas perspectivas de carreiras para populações com poucas chances de escolha.

Com relação aos corretores de seguros, sua formação, desde meados da década de 1970, foi o cartão de visitas da Escola.

Durante décadas o curso de formação de corretores de seguros foi o melhor, para não dizer quase que o único, curso profissionalizante à disposição de todos os que trabalhavam com seguros.

Como os cursos específicos para os diferentes ramos de seguros eram menos sofisticados, era comum os funcionários das seguradoras se matricularem no curso de corretor de seguros.

Através dele se tinha uma noção geral do setor, importante para a compreensão da atividade como um todo.

Só muitos anos depois a Funenseg passou a ministrar outros programas de treinamento, com o mesmo grau de sofisticação do curso para corretores de seguros.

Com a decisão das lideranças de seguradores e corretores de seguros de transformar o foco da Escola Nacional de Seguros, adaptando-a para efetivamente se encarregar da formação da mão de obra para o mercado, sua administração passou a ser feita por profissionais.

Os resultados extremamente interessantes surgiram rapidamente.

Atualmente, a Escola Nacional de Seguros é responsável por vários cursos com diferentes modelos e finalidades, destinados a atender às necessidades do setor.

Além deles, ela é responsável por uma das melhores publicações técnicas a respeito dos temas relacionados a seguros.

Seus "Cadernos de Seguros" trazem invariavelmente matérias e artigos técnicos de alta qualidade.

Seus quadros administrativos e de professores são capazes, bem treinados e conhecedores de suas competências, o que permite a ela atuar com desembaraço e de forma relativamente rápida, diante dos desafios que se lhe apresentam.

Aos 40 anos de idade, a Escola Nacional de Seguros, por meio de seus cursos e publicações, dá a quem a procura boas oportunidades para se aprimorar profissionalmente, sendo, sem sombra de dúvidas, uma entidade com presença positiva no cenário segurador brasileiro.

ANTONIO PENTEADO MENDONÇA, É SÓCIO DE PENTEADO MENDONÇA ADVOCACIA, PRESIDENTE DA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS E COMENTARISTA DA RÁDIO "ESTADÃO ESPN"

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario