Breaking News

SulAmérica recebe nota máxima em governança corporativa

Fonte: Viver Seguro

A Sul América S.A. (BM&FBovespa: SULA11) receberá hoje, 24 de agosto, da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), o Prêmio Destaque Setorial como o melhor caso de criação de valor em 2010 no seu segmento de serviços financeiros.

A companhia foi indicada por um Comitê com voto soberano formado por 14 entidades do mercado: Amec, Anbima, Abrapp, Ancord, Anefac, Apimec, Abvcap, BM&FBovespa, Fipecafi, Ibef, Ibgc, Ibracon, Ibri e Ini. O corpo jurado que avaliou a empresa atribuiu conceito “excelente” para os itens transparência, relações com os investidores, controle de riscos, governança corporativa e política de pagamento de dividendos. Os analistas consideram relevante o fato de que 90% do resultado obtido pela SulAmérica em 2010 foi decorrente das atividades operacionais. Para eles, a empresa tem grande chance de manter este desempenho, a curto, médio e longo prazo.

Em 2010, a SulAmérica Seguros e Previdência obteve o melhor desempenho financeiro da sua história de mais de 115 anos. O lucro líquido foi recorde ao chegar a R$ 614 milhões, um incremento de 48,5% em relação ao de 2009. Este bom resultado permitiu à empresa pagar R$ 291,6 milhões em dividendos e criar 19,48% de valor aos acionistas em 2010 e 24,28% na média dos últimos três anos.

“A SulAmérica procura aprimorar o entendimento do mercado de capitais sobre a atividade de seguros, utilizando as melhores práticas de relações com investidores e de governança corporativa. Por isso, sermos novamente reconhecidos pela Abrasca como destaque de geração de valor no segmento de serviços financeiros é uma grande honra para toda a nossa equipe”, afirma o vice-presidente Corporativo e de Relações com Investidores, Arthur Farme d’Amoed Neto.

A solenidade de premiação ocorrerá durante um jantar, no espaço Villa Bisutti, em São Paulo, que será presidido por Henrique Meirelles, presidente do Conselho Público Olímpico e ex-presidente do Banco Central. Participará também da cerimônia William Mahoney, professor de RI e Valuation na Templeton University, autor de cinco livros e considerado um dos grandes especialistas nestas áreas.

O Prêmio - A premiação é conferida às empresas que, de acordo com a metodologia, tiveram o maior índice de criação de valor nos últimos três anos; apresentaram sustentabilidade nos resultados e excelência em controle de riscos, transparência e atuação socioambiental. Trata-se de uma metodologia inédita no Brasil, desenvolvida pela Universidade de Navarra, na Espanha, e adaptada pela GRC Visão para o Anuário Estatístico das Companhias Abertas, publicação da Abrasca.

Inicialmente, as empresas são selecionadas com base em dados quantitativos para identificar as que conseguiram os mais elevados percentuais de criação de valor em relação a seu market value, ao longo dos últimos três anos.
Posteriormente são consultados analistas de investimentos buy side que acompanham as empresas para obter avaliações sobre o trabalho que elas desenvolvem em áreas-chave como governança corporativa, relação com os acionistas e o mercado, política ambiental e atuação social.

O objetivo da Abrasca com esta iniciativa é distinguir as companhias com boas práticas de governança corporativa, princípio defendido pela entidade e postura exigida das empresas pelo mercado.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario