Breaking News

Atuário exerce um papel de destaque no mundo dos seguros

Fonte: O Globo

RIO - O mercado de seguro no Brasil está em franca expansão, e empregando cada vez mais profissionais. Mas, como em todos os segmentos da economia brasileira, busca profissionais mais capacitados para atuar neste segmento.

A comprovação disso é que a procura por cursos técnicos da Escola Nacional de Seguros (Funenseg) aumentou 48,7% em 2010. E a projeção da Funenseg é que serão emitidos até 11 mil certificados para profissionais e empresas até o final deste ano, o que representaria crescimento de 22,3% em relação ao ano passado.

As oportunidades para quem busca qualificação vão desde cursos de curta duração até pós-graduações.

- O mercado está crescendo de uma maneira surpreendente, aumentando a demanda por profissionais em diversas áreas. A área atuária é uma das que têm tido maior demandada, em vista da especialização e da existência de poucos profissionais experientes na função. Além disso, as áreas de subscrição das seguradoras têm crescido e demandado um nível crescente de excelência, que se reflete na busca por profissionais cada vez mais especializados - afirma Maria Helena Monteiro, diretora de Ensino Técnico da Funenseg.

Diretora da consultoria e assessoria em seguros Life Insurance, Luciana Santana afirma que terá destaque no mercado o profissional que tem capacidade técnica, conhecimento diversificado, agilidade na liquidação de sinistros, conhecimento técnico aplicado para alcançar a cobertura conforme a necessidade do risco, conhecimento e relacionamento com o mercado segurador, além de estar bem estruturado para proporcionar o atendimento eficaz.

Atuário exerce o papel principal nas operações de seguro

Segundo especialistas, o profissional que mais vem atraindo a atenção das empresas atualmente é o atuário.
- Ele é a base de toda a operação de seguros e, sem dúvida, é um profissional raro em nosso mercado. Possui valor agora e também nos próximos 15 anos, no mínimo. Mas não é o único. Não podemos deixar de evidenciar oportunidades para diversas áreas primordiais desde o nascimento de uma apólice até uma renovação ou liquidação por sinistro - explica Luciana.

Por sua vez, Jorge Hilário Gouvêa Vieira, presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde complementar e capitalização (CNseg), afirma que o atuário tem um papel principal por ser um dos únicos profissionais cuja formação é específica para atuar em seguros e previdência:

-Com a realização dos grandes eventos esportivos no país nos próximos anos e das obras de infraestrutura do PAC em andamento, a procura por estes profissionais está em curva ascendente para atender à demanda crescente das seguradoras. Desde a crise que desestabilizou o mercado financeiro, entre 2008 e 2009, as oportunidades de trabalho para atuários crescem em todo o mundo diretamente relacionadas à avaliação de riscos.

As atividades do atuário estão diretamente relacionadas com a mensuração e a gestão de riscos nas empresas. Sua atuação desenvolve um papel estratégico no mercado de seguros pela relação direta da avaliação com a gestão de riscos das seguradoras onde atua, tendo uma visão ampla do negócio, diferentemente de outros profissionais que são mais especializados em determinadas funções.

Onde trabalhar:

O atuário pode trabalhar em seguradoras, empresas de capitalização, fundos de pensão, órgãos oficiais de previdência, entidades de previdência aberta, empresas de assessoria e consultoria atuarial, instituições financeiras, auditoria atuarial, planos de saúde e perícia técnica atuarial.

Como se qualificar:
- Graduação: Atualmente, são 17 cursos de graduação em ciências atuariais reconhecidos pelo MEC no Brasil (UFRGS, USP, UFMG, PUC_SP, UFRN, entre outras). Aqui no Rio, UFRJ e UFF estão com novos cursos para a carreira.

- Pós-graduação: As oportunidades para quem busca qualificação para atuar no mercado de seguros vão desde cursos de curta duração como de pós-graduação, oferecidos por entidades como Funenseg, Fenaseg e Fenacor. Na Funenseg, o de maior demanda é o curso para habilitação de corretores de seguro. Há ainda muitas opções de certificação técnica, além de cursos de graduação com linha de formação em seguros e previdência e o MBA em Seguros e Resseguro. A escola oferece ainda cursos de extensão universitária, que fornecem atualização e especialização nas áreas de maior demanda.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario