Breaking News

Taubaté: Aumento nos furtos e roubos de veículos assustam motoristas

Fonte: VNews

Até agosto, foram registradas mais ocorrências do que em todo o ano passado

Em Taubaté, o drama dos motoristas da cidade é o aumento no número de furtos e roubos de veículos. Apenas nos primeiros oito meses desse ano, já foram registradas mais ocorrências do que em todo o ano de 2010.

Foi um caminhão, que mesmo tendo rastreador, acabou sendo furtado no mês passado, da empresa em que Robson dos Santos trabalha. O veículo estava no seguro, mas os equipamentos de guincho não. Um prejuízo de pelo menos R$ 35 mil. "Foi uma surpresa muito grande, né? Porque você faz o investimento contando que vai dificultar o trabalho dos furtos e acabamos levando. Levaram o caminhão, com equipamentos, com rastreador, com o seguro, com tudo! Não adiantou nada," afirma o administrador da empresa.

Em 2011 as ocorrências de furtos e roubos de veículos em Taubaté aumentaram muito. Até agosto desse ano já foram registrados mais casos desse tipo de crime que no ano passado inteiro. De janeiro a agosto desse ano, foram registradas 900 ocorrências de roubo e furto de veículos em Taubaté. No ano passado inteiro, foram 722. Se compararmos apenas com o mesmo período de 2010, a alta é de mais de 30%.

E não são só as vítimas desse tipo de crime que acabam sendo prejudicadas. Com o crescimento desses índices, a tendência é que o valor que todos nós pagamos por um seguro também aumente. "As seguradoras, contabilizando quantidade de furto e roubo de veículos, caminhões, motos. A tendência é ela repassar esse custo do seguro pro cliente," conta o corretor de seguros, Alexandre Menecuccio.

A Polícia Militar alega que vem intensificando as operações para flagrar veículos roubados. Ferros velhos espalhados pela cidade estão entre os alvos da PM, que faz um apelo aos motoristas. "Uma coisa que a gente orienta também as pessoas é de forma alguma procurar comércios que sejam irregulares pra buscar peças pros seus veículos. Que isso fomenta? Fomenta os delitos em consequência. Tanto o furto de veículos quanto o roubo de veículos," explica o capitão Vanderlei Pereira da Polícia Militar.

Mas enquanto a violência não diminui, é preciso aumentar o investimento em segurança. Entre outras medidas, a empresa de Robson construiu uma base para guardar os caminhões. Mais gastos para combater o crime. "Faz o serviço e volta pra base. O caminhão fica na base, você tem que por câmeras, você tem que fazer, usar de outras tecnologias pra poder inibir," afirma.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario