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Entrevista com Fábio Luchetti Vice-Presidente executivo da Porto Seguro

Fonte: SEGS


Breve Currículo: Fábio Luchetti, brasileiro, casado, é formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Ciências Econômicas “Santana”, de São Paulo. Ingressou na Porto Seguro em 1984, onde galgou vários níveis até chegar a Gerente Técnico em 1996. Em 2000 foi nomeado Diretor Operacional, Vida e Previdência e em 2006 Vice-Presidente Executivo da Corporação Porto Seguro, hoje constituída por 12 empresas.


Tegami - O que representa o Corretor de Seguros atualmente para a Porto Seguro, e o que você acha do futuro desse profissional?

Luchetti - Sempre tratamos a excelência no atendimento aos corretores como questão estratégica. É a maneira mais simples para o contínuo sucesso da corporação. Nada mais justo que recompensar o empenho dos corretores com uma política que agilize as comissões referentes aos produtos que comercializam e estimule-os a ampliar suas produções, inclusive, em diversas carteiras. Por acreditarmos que o futuro do mercado de seguros depende do corretor, oferecemos e criamos novos canais de atendimento e relacionamento com estes profissionais.


Tegami - Após esse tempo de parceria da Porto Seguro com a Itaú Seguros, o que representou essa parceria para a empresa, para os corretores e para os segurados?

Luchetti - Após a associação com o Itaú Unibanco, aos poucos estamos aperfeiçoando a estrutura de negócios. Ampliamos nossa equipe comercial para que atendam os corretores em todos os produtos, seja Porto Seguro, Azul Seguros ou Itaú Seguros de Auto e Residência. Temos promovido diversas campanhas de incentivo à prospecção de novos negócios; lançamos e aperfeiçoamos, continuamente, serviços que facilitam a gestão de carteiras; e ainda motivamos a qualificação constante do corretor, com cursos on-line sobre características e técnicas de negociação para os produtos atuais, bem como para os produtos que são lançados.

O trabalho dos corretores é fundamental, pois, ele passa a oferecer três produtos com estratégias distintas, mas com a mesma confiança da gestão Porto Seguro. Com a associação, ampliamos o leque de produtos para o trabalho do corretor, que passa a contar com mais opções em seguros de Automóvel e Residência para oferecer aos seus clientes. Procuramos também equiparar alguns procedimentos nas três seguradoras e unificar processos, a exemplo da vistoria previa, visando facilitar o dia-a-dia dos corretores e também posicionar três seguradoras em segmentos distintos, contribuindo para o corretor definir a melhor abordagem de acordo com o perfil dos seus clientes.


Tegami - Quantos Caps existem hoje, quantos pretendem criar e o que o CAPS agregam para a Porto Seguro?

Luchetti - Hoje temos mais de 100 Centros Automotivos Porto Seguro em todo o País. Acredito que os CAPS sejam a tradução da expansão da Companhia como um tudo. Servem como uma referência para nossos segurados, que procuram um lugar de confiança para a realização de serviços de manutenção ou reparos em seus veículos, uma vez que já conhecem a qualidade de atendimento de nossa marca.



Tegami - Sobre a Campanha Transito mais gentil, lançada pela Porto Seguro, o que representa?

Luchetti - Circulando pelas cidades aonde o movimento “Trânsito Mais Gentil” já chegou, podemos ter uma idéia do retorno positivo. É possível ver uma boa quantidade de automóveis com o adesivo da campanha. Além disso, recebemos diversas mensagens de incentivo de pessoas que acompanham a Porto Seguro nas Redes Sociais, que fazem questão de nos parabenizar pela iniciativa. O mais importante, porém, é que lançamos essa semente de reflexão para que motoristas, pedestres, cidadãos procurem viver com mais cordialidade nas ruas.

Tegami - Qual a sua visão do mercado de seguros de hoje se compararmos com dez anos atrás, qual a sua expectativa para o futuro da indústria de seguros?

Luchetti - O avanço da tecnologia e das comunicações revolucionou as relações com o canal de distribuição, permitindo mais massificação e redução do custo para os consumidores. Também a competitividade com a abertura de mercado e a globalização torna as pessoas mais produtivas, afetando sua percepção de tempo e qualidade, exigindo muito mais das empresas. Ainda, os aspectos das mudanças climáticas, ocasionando catástrofes, têm acelerado a consciência sobre o ambiente e, por consequência, aumentaram consideravelmente a exigência para produtos e serviços sustentáveis.

Hoje sabemos que é necessário criar soluções para classes menos favorecidas, além lidar com os efeitos da degradação ambiental e ampliar a visão da importância do seguro na sociedade brasileira e da empresa. Na Porto Seguro, encaramos o desafio de continuar crescendo, com qualidade no atendimento e exercitando a capacidade constante de inovar e administrar múltiplos canais de vendas


Tegami - Além do segmento de automóvel, que a Porto Seguro já lidera, existe outros segmentos que a empresa deseja expandir?

Luchetti - Sempre batemos na tecla de que em nosso setor um dos principais desafios é difundir a importância dos seguros Residencial e de Vida. Em nossa cultura, o brasileiro não costuma sair de uma concessionária sem o seguro do veículo. Mas o mesmo não acontece quando falamos do seguro Residencial ou de Vida, que também são de extrema importância.

Não podemos esquecer que nos próximos anos teremos eventos de grande porte no País. Nossa expectativa é crescer também em áreas que devem se desenvolver ao longo dos anos, focando nos segmentos de riscos de engenharia, garantia de obrigações contratuais, eventos. Coberturas para bares e restaurantes, hotéis e seguro viagem também são áreas que devem se desenvolver com maior velocidade.


Tegami - Qual a intenção da Porto Seguro entrar na área de telefonia e o que poderá gerar para empresa esse novo segmento?

Luchetti - A Porto Seguro Telecomunicações S.A foi criada com o objetivo de oferecer aos corretores e segurados uma oferta mais vantajosa e diferenciada de telefonia celular. Ainda não é possível detalhar estratégia de ações, bem como os produtos que serão oferecidos com a nova empresa. Mas podemos adiantar que a nova empresa nasce contando com a experiência e estrutura, principalmente de atendimento da Porto Seguro, já conhecidas por corretores e segurados, o que pode ser tornar um diferencial no mercado de telefonia móvel.


Tegami - Deixe a sua mensagem a todos...

Luchetti - É bom saber que contamos com a confiança dos corretores de seguro e reafirmamos nosso compromisso em tê-los ao nosso lado em nossa trajetória.

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