Breaking News

IRB-Brasil Re é ressegurador local na Argentina

Fonte: Monitor Mercantil

O IRB-Brasil Re começou a atuar como ressegurador local na Argentina desde o primeiro dia deste mês. O Ministério da Economia e Finanças Públicas do país, publicou a Resolução nº 36.045 autorizando o início das operações. O objetivo é de, até meados de 2012, se consolidar a principal resseguradora argentina no segmento de facultativos.

A presença da empresa no mercado argentino vinha crescendo desde junho de 2010, ainda na qualidade de ressegurador admitido e, em tal período, foram mantidos contatos com os principais brokers e seguradoras do mercado, além de fechados negócios com duas das principais seguradoras da Argentina. Contudo, como a maioria dos contratos tem data de renovação em 1º de julho de cada ano, em 2011 houve uma certa limitação de tempo para analisar e celebrar negócios.

Em 2012, o IRB-Brasil Re completará um ciclo de atuação na Argentina e terá condições de participar, como ressegurador local, das discussões para renovação de todos os contratos, com a expectativa de se tornar a principal resseguradora argentina no segmento de facultativos.

O potencial do mercado argentino de resseguros é de US$ 1,1 bilhão de prêmios por ano, sendo que a principal seguradora detém 20% deste montante, o que demonstra baixa concentração de negócios em uma só empresa.

Novos negócios

Além da Argentina, o IRB-Brasil Re deverá partir para novos negócios em outros países do Mercosul, seguindo o caminho trilhado pelas principais empresas brasileiras, até porque essas companhias já são protegidas pelo maior ressegurador brasileiro no que se refere a seus negócios no Brasil.

Além das empresas brasileiras, a proximidade geográfica, linguística e cultural funciona como elemento facilitador para que o IRB-Brasil Re conquiste clientes sediados nos países do Mercosul. O IRB-Brasil Re também pretende se fazer mais presente na África, onde já manteve contatos pessoais com executivos ligados a seguradoras, brokers e governos da África do Sul e Angola.

Segundo da resseguradora, Leonardo Paixão, "a ampliação da atuação internacional da empresa mostra a disposição ara competir em novos mercados, aproveitando o conhecimento de resseguro acumulado ao longo dos 72 anos de história da nossa empresa".

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario