Breaking News

Fitch admite saída de seguradoras estrangeiras de Portugal

Fonte: Econômico - PT

O actual momento económico pode fazer com que alguns grupos repensem a sua presença em Portugal.

Os rumores não são novos e fizeram o sector segurador entrar em ebulição há tempos. A actual conjuntura económica pode fazer alguns grupos seguradores estrangeiros repensarem a sua presença em Portugal. Um cenário que é admitido pelo director da área da seguros da agência Fitch, Martyn Street, em declarações ao Diário Económico.

Com um mercado sobretudo de seguros obrigatórios e a atravessar a mais dura crise dos últimos anos, Portugal deixa de ser um país estratégico para alguns grupos seguradores estrangeiros com presença no País. "Poderemos ver algumas seguradoras internacionais a sair do mercado português", afirmou Martyn Street. "Não se pode excluir essa hipótese. Se olharmos para os maiores grupos que operam na Europa, percebemos que os grandes terão que decidir em que mercados querem realmente continuar a operar", acrescentou ainda o responsável. Na mesma ocasião, Street garantiu que a Fitch "acompanhará de perto" estas movimentações do mercado nacional. "É algo que até poderá beneficiar as empresas nacionais, se tivermos em conta que a concorrência vai diminuir", notou o especialista.

Já em relação ao impacto da privatização da Caixa Seguros e Saúde, uma operação que tem também agitado o sector, Martyn Street afirma que a venda do grupo aos privados poderá criar uma dinâmica interessante no mercado português.

Recorde-se que, tal como o Diário Económico noticiou, estão neste momento a decorrer duas avaliações da ‘holding', a cargo da Caixa BI e do JP Morgan, sendo que o banco do Estado espera receber pelo menos 1,5 mil milhões de euros com esta operação. O banco vai vender, até ao final do ano, o grupo de Seguros e Saúde ao próprio Estado, de forma a conseguircumprir as novas exigências de rácios de capital.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario