Breaking News

Portugal: BAFIN receia que crise dos bancos contagie seguradoras

Fonte: Diário de Noticias - Lisboa

A Agência Alemã de Supervisão Financeira (BAFIN) receia que a crise dos bancos contagie as seguradoras, e pediu-lhes que indiquem, até sete de Novembro, o valor dos seus investimentos nos bancos, noticia hoje o Financial Times Deutschland.

As maiores seguradoras alemãs terão assim de revelar todos os tipos de investimentos que fizeram na banca, e especificar se estes foram em títulos de capital garantido ou não, adianta o matutino alemão, citando fontes ligadas ao processo.

Um inquérito realizado pela BAFIN entre as seguradoras alemãs, na última primavera, revelou que as 10 maiores sociedades investiram 55 por cento do seu capital em bancos.

Na altura, perante estes números, Rolf Wenkel, diretor geral no ministério das finanças, admitiu que havia "perigo de contágio" das seguradoras, se a crise bancária se agravar.

No ramo segurador, receia-se agora que a BAFIN dê ordens para que as sociedades reduzam significativamente os seus empréstimos e participações na banca, o que, na opinião dos especialistas, agravaria as dificuldades de refinanciamento dos mesmos, já a braços com a crise da dívida grega.

Um porta-voz da BAFIN garantiu hoje, no entanto, que "não há qualquer tipo de pressão sobre as seguradoras para reduzirem o seu empenho nos bancos, porque a BAFIN não pode dizer às seguradoras onde devem investir".

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario