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Previdência Privada: Crianças ganham espaço em planos

Fonte: Brasil Econômico

Além de venda sazonal em setembro e outubro, planos ganham apelo o ano todo

Setembro e outubro são, tradicionalmente, meses nos quais as empresas de previdência privada reforçam a oferta de produtos destinados às crianças e adolescentes, em função do Dia das Crianças. Ainda que passada a data, o apelo faz o Itaú estimar venda de mais de 50 mil planos de previdência para menores em outubro, o que representa um aumento de 7% nas reservas quando comparado a igual período do ano passado.

A SulAmérica também observa demanda cada mais vez maior de pais e responsáveis por planos de previdência destinados a menores, mesmo sem a sazonalidade. De janeiro a julho deste ano, as contribuições em planos para menores na SulAmérica cresceram 58% ante o mesmo período de 2010, enquanto as reservas avançaram 91% somente no mês julho deste ano, em igual comparativo.

Destino Educação e saúde estão no topo das preocupações que pais e responsáveis têm em relação aos menores, com 36% das citações cada, segundo estudo realizado pela SulAmérica. Os dados estão em consonância com levantamento feito pela companhia Brasilprev, que apontou que a principal preocupação de pais, avós, tios e padrinhos é educação - seja faculdade, pós-graduação, mestrado ou especialização no exterior.

Na Brasilprev, dos 546,5 mil planos destinados às crianças e adolescentes, 63% são do tipo Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). O levantamento ainda aponta que o valor médio dos aportes mensais para esse público cresceu 9% entre julho de 2010 e o mesmo período deste ano, passando de R$ 100 para R$ 109.

Esses planos, chamados de Brasilprev Júnior, representam 42% do total de planos do braço de previdência do Banco do Brasil, sendo que em algumas regiões do país esse percentual é ainda maior: 49% na Região Norte, 45% no Nordeste e 44% no Centro-Oeste.

Com relação à idade dos titulares dos planos de previdência, a maior parte possui entre 7 e 14 anos (42%), seguido por menores de 6 anos (31%) e 15 a 19 anos (18%).

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