Breaking News

China deverá abrir mercado de seguro obrigatório para automóveis

Fonte: Revista Apólice

A China deverá aceitar que companhias estrangeiras ingressem em seu mercado de seguro obrigatório de automóveis no próximo ano. Segundo a agência de notícias Reuters, o anúncio foi feito nesta quarta-feira (16) pelo presidente da Associação de Seguros da China, Jin Jianqiang.

O país é considerado atualmente o maior mercado de automóveis do mundo e o segmento de seguro automóvel é avaliado em 200 bilhões de yuans (cerca de US$ 31.500 milhões). Este ramo é dominado pelas seguradoras chinesas PICC Property Casualty Co e Ping An Insurance. O objetivo, ao aceitar companhias estrangeiras no seguro obrigatório é introduzir maior concorrência.

"As empresas estrangeiras só podem vender seguros de automóveis comerciais agora. Queremos torná-lo possível para eles fazer as duas coisas: seguro automóvel comercial e obrigatório," disse Jianqiang em entrevista à Reuters. "Nós vemos uma boa chance para abrir o mercado no próximo ano para as empresas estrangeiras, incluindo os de Taiwan", completou o presidente da Associação de Seguros da China.

As companhias de seguros comerciais podem vender apólices para cobrir diferentes tipos de riscos relacionados aos automóveis, mas não é obrigatório para os proprietários comprá-los.

Analistas, no entanto, dizem que tal mudança de regra não terá um grande impacto sobre o setor no curto prazo, já que as seguradoras chinesas têm vantagem em termos de rede de vendas e recursos de pós-venda.

Atualmente, 19 companhias estrangeiras operam na China, nos ramos de Property e Casualty, incluindo a Tokio Marine & Nichido Fire Insurance Co, Chubb Seguros e o Grupo RSA. Eles recolheram 4,28 bilhões de yuans no total dos prêmios em 2010, número equivalente a apenas 1% dos prêmios recebidos pelos 34 players chineses.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario